Buracos e falta de manutenção tornam trânsito perigoso e causam prejuízos recorrentes a motoristas
Os moradores de Formoso do Araguaia, no sul do estado, estão reclamando das más condições de várias ruas e avenidas da cidade. Em fotos e vídeos enviados à redação do Portal do Amaral, eles mostram buracos que tomam boa parte das vias, deixando o trânsito cada dia pior e motoristas indignados com os prejuízos recorrentes.
Conforme as imagens, é visível ver a falta de manutenção e o descaso pelo poder público, em que ruas e avenidas, inclusive no centro da cidade, estão totalmente abandonadas há meses, mato alto, bueiros sem tapa e assim por diante. Um dos internautas encaminhou um vídeo indignado por ter caído em uma vala em uma das principais avenidas do Setor Aliança, em frente a um posto de saúde. Pelas imagens, pode-se perceber que há um bom tempo a via não recebe manutenção.
Escola em reforma
Recentemente, o Ministério Público determinou o imediato retorno das aulas presenciais para alunos de uma escola municipal que, devido à demora na reforma, foi alvo de polêmicas nas redes sociais. Conforme vídeos que circulavam nas redes sociais, a secretaria havia colocado os alunos para estudarem embaixo de barracas em um sol escaldante, o que deixou os pais indignados. A prefeitura justificou que o momento embaixo da barraca foi apenas para acolhimento e que as aulas estariam sendo retomadas de forma virtual.
Decepção total
A cidade de Formoso do Araguaia sofre com o descaso e o abandono pelos gestores há quase duas décadas. Quando a população acredita em “sangue novo”, infelizmente, terminam se decepcionando, porque nada flui e a cidade está de mal a pior. Algo muito lamentável, porque Formoso do Araguaia é o maior município do estado, com um potencial altíssimo que pouquíssimos municípios têm.
Plano estratégico
Os moradores pedem providências urgentes da prefeitura, que precisa colocar a manutenção das ruas e avenidas como prioridade para melhorar as condições de trânsito e garantir a segurança da população. Além disso, é necessário um plano estratégico para recuperar a infraestrutura da cidade, que está em situação precária. A esperança é que a gestão atual tome providências para solucionar esses problemas que afetam diretamente a qualidade de vida dos moradores.
Segundo uma moradora que prefere não se identificar, mas que encaminhou fotos para a redação do Portal, a rua em que reside tem sido negligenciada ano após ano, sem nenhum sinal de melhora. O asfalto está tão danificado que grandes buracos foram formados, tornando quase impossível trafegar pela via, especialmente em dias de chuva. A residente ficou indignada com a situação, desabafando que a negligência é um verdadeiro absurdo.
O que diz a prefeitura
O Secretário de Infraestrutura de Formoso do Araguaia, Lindomar Teles, reconheceu a gravidade do problema de drenagem na região, destacando que as chuvas pesadas afetam sempre os mesmos pontos, que sofrem erosão devido à falta de pavimentação. Ele afirmou que sua equipe está trabalhando para corrigir as intervenções que já foram feitas, mas que a chuva continua a ser um desafio. “Recentemente, fizemos um trabalho de limpeza e correção das vias urbanas no Setor Aliança, mas ainda há muito a ser feito, principalmente nas ruas não pavimentadas que necessitam de intervenção definitiva”, comentou o secretário.
Lindomar explicou que a região é baixa demais e acaba cedendo muito, o que gera muitos buracos e degradação. Ele disse que a equipe iniciaria ainda hoje (22/02) na correção do local onde um carro havia caído devido à passagem da água, e que a ideia é pavimentar o setor inteiro, mas que ainda estão aguardando recursos para o projeto.
Questionado sobre as ruas e avenidas esburacadas onde existem trechos praticamente intransitável, inclusive no centro da cidade, o Secretário destacou que ainda não foi possível iniciar o trabalho de tapa-buracos devido à dificuldade em adquirir materiais. A prefeitura tentou obter recursos junto ao Estado, mas não foi bem-sucedida. Ele afirmou que a equipe está comprometida e com muita vontade de ajudar, mas que a falta de recursos e estrutura dificultam a resolução dos problemas na região. Mesmo assim, eles vão começar a corrigir os buracos mais críticos com a equipe disponível e o material que já têm em mãos.
Assista o vídeo: