Jony Leal contou que estava saindo para trabalhar e achou que o animal fosse um potro pelo tamanho. Espécie é típica do cerrado e está na lista de animais vulneráveis do ICMbio
O cabeleireiro Jony Leal teve uma grande surpresa ao sair de casa para o trabalho nesta quarta-feira (8). Ele viu um animal de grande porte quando passava pela Avenida NS-9, entre as Arsos 53 e 54 (antigas 507 e 509 Sul). Inicialmente Jony achou que havia um potro solto na pista, mas quando se aproximou viu que se tratava de um lobo-guará.
O animal estava assustado e começou a correr assim que o carro se aproximou. Ele acabou entrando em uma das alamedas próximas e depois não foi mais visto. O cabelereiro conseguiu filmar o rápido encontro com a vida selvagem e o vídeo acabou viralizando nas redes sociais.
O lobo-guará é um animal típico do cerrado e recentemente foi assunto em todo o país ao ser escolhido pelo Banco Central do Brasil para ilustrar a nova nota de R$ 200. Além de belo, também é um bicho cada vez mais raro. Ele está na lista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) como um dos animais vulneráveis.
Durante o período de estiagem é mais comum que animais silvestres apareçam em áreas urbanas por estarem fugindo das queimadas ou buscando alimento. O lobo-guará visto pelo morador não chegou a ser resgatado. A orientação em casos do tipo é chamar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Polícia Militar pelo 190.