Ministro Marco Aurélio propõe que atos do presidente Bolsonaro só possam ser suspensos pelo plenário do STF

logo

Conecte conosco

Ministro Marco Aurélio propõe que atos do presidente Bolsonaro só possam ser suspensos pelo plenário do STF

Marco Aurélio Mello propôs que o regimento do Supremo seja alterado para que apenas o plenário do Supremo possa, em deliberação conjunta, suspender “atos precípuos” do Executivo ou do Congresso, o que inclui os atos de Jair Bolsonaro, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre.

“Esforços devem ser feitos visando, tanto quanto possível, preservar a harmonia preconizada constitucionalmente, surgindo, de qualquer forma, com grande valor, o princípio da autocontenção”, diz a proposta, ao defender que seja conferida “ênfase à atuação colegiada” nesses casos.

A sugestão foi encaminhada por Dias Toffoli ao ministro Luiz Fux, que preside uma comissão que estuda mudanças no regimento. Pediu que a discussão ocorra com “a maior celeridade possível”.

Ontem, em declaração durante a manifestação de apoiadores em frente ao Palácio do Planalto, Bolsonaro defendeu o respeito à independência dos poderes.

Na semana passada, ele reclamou da decisão de Alexandre de Moraes, na semana passada, que suspendeu, de forma monocrática, a nomeação de Alexandre Ramagem para o comando da Polícia Federal.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA