O evento acontecerá no momento em que parte dos moradores de Formoso criticam a gestão do prefeito Wagner da Gráfica devido a falta de manutenção e drenagem das ruas e avenidas da cidade e na zona rural. A boa notícia é que a inauguração da travessia urbana de Formoso do Araguaia, que iniciou após alguns anos da travessia da BR-153 de Gurupi, saiu na frente e está marcada para acontecer às 10h da próxima sexta-feira, 16, na Câmara Municipal de Formoso do Araguaia, enquanto Gurupi após os Governos Federal e municipal investirem R$ 34.882,999,55, a comunidade anda aguarda a obra ser concluída.
Acompanhado do senador Vicentinho Alves (PR) e do deputado Federal Vicentinho Júnior (PR) o evento de inauguração da travessia urbana de Formoso do Araguaia deverá contar com a presença do ministro de Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessas. O evento também será uma boa oportunidade para as autoridades estaduais e locais cobrarem por demandas regionais como a alça viária de Gurupi lidando a BR-153 e BR-242, duplicação da BR-153 e conclusão da travessia urbana de Gurupi.
Apesar da importância da obra, em Formoso não é só festa, nas redes sociais moradores da cidade aproveitam a aproximação da vinda das autoridades para reclamarem do gestor municipal alternativas para manutenção das vias urbanas e das estradas vicinais.
“Será se o “prefeito” vai levar os colegas deputados para dar uma volta na rua 11 próximo ao colégio municipal João Queiroz”, criticou um moradora da cidade.
Ou outro cidadão comentou uma matéria veiculada em rede nacional sobre a situação das estradas vicinais da zonal rural que impossibilitou o transporte escolar e atrasou o início do período letivo em algumas escolas.
“Como é que ele vai arrumar a da zona rural, se não arruma nem da zona urbana?”, questionou o morado após criticar o desmonte de uma rotatória logo após ser construída.
Travessia urbana em Formoso do Araguaia
Contudo, o lado positivo da entrega do trajeto da travessia urbana da BR-242 em Formoso do Araguaia administrada pelo DNIT, é o fato da sua construção ter sido iniciada alguns anos depois do início da travessia urbana da BR-153 em Gurupi.
Sobre a travessia Urbana da BR-153
A Br-153 é considerada o cartão postal da entrada e saída de Gurupi, devido mais de 7 mil veículos de todas as partes do Brasil passarem diariamente nesta rodovial e acompanhar desde o ano de 2011 a obra inacabada. Ao todo já foram investido no trajeto de um pouco mais de 8km R$ 34.882,999,55 e o valor da última parcela R$ 3.600.000,00 aconteceu no dia 02/03/2012.
O governo Federal liberou R$ 37 milhões para a construção de, aproximadamente, 08 quilômetros de pavimentação asfáltica da travessia urbana de Gurupi
Segundo uma fonte do Portal Atitude na época em que foi para ser liberada a obra o então senador João Ribeiro (in-memorian) chegou a defender que obra teria que ser realizada pelo DNIT, devido ao problema que ocorrido em Araguaína, onde a Prefeitura ficou responsável e a conclusão demorou por 10 anos. “As travessias da BR-153 nas cidades de Miranorte, Colinas e Fátima todas foram concluídas porque o DNIT foi o responsável pela obra. Além da demora alguns fatos chamaram a atenção na obra de Gurupi foram a implantação de 400 bueiro com valor cobrado entre R$ 17 a R$ 23 mil, neste pequeno trecho totalmente desnecessária esta quantidade, caso não houvesse algum diluvio e também não saiu do projeto do papel o viaduto na rua 09 para acabar com os problemas dos trevos das Rua 07 e 20 e uma rotatória no final da pista, sentido trevo norte. Também tiveram trechos de asfalto que não foram concluídos”, disse uma fonte do Portal Atitude.