Ministério Público do Trabalho recebe empresários com denúncia contra taxação da Fecomércio

logo

Conecte conosco

Ministério Público do Trabalho recebe empresários com denúncia contra taxação da Fecomércio

Reunidos na manhã desta terça-feira, 3, na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Palmas, representantes dos empresários tocantinenses apresentaram ao coordenador geral dos trabalhos a denúncia que foi protocolada contra o Benefício Social Familiar.  Definido em Convenção Coletiva de Trabalho, o Benefício Social Familiar está sendo imposto aos empresários do Tocantins pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio) e os sindicatos que a compõem.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Fabiano do Vale, reforçou que a imposição da taxa e a maneira como ela foi criada fere a autonomia dos donos de empresa “antes os empresários escolhiam a seguradora que contratariam o serviço, na nova convenção eles disseram qual era a empresa e o valor, e isso não está certo” reforçou.

A presidente da Associação Comercial de Supermercados (Atos), Fátima de Jesus, reforçou o caráter abusivo do benefício e disse que todos podem ser prejudicados caso esse benefício não seja anulado.  “Da forma como está sendo colocado é imposição, eles estão entrando dentro das nossas empresas e querendo gerenciar por nós, estão prejudicando a livre concorrência” afirmou.

Os empresários reforçaram ainda que já ofertam para os seus funcionários os benefícios que são descritos como serviço da empresa Benefício Social Familiar. Expuseram também que a empresa prestadora de serviço não tem como atender o que promete, principalmente em relação aos empresários do interior, já que não possuem sede da empresa em Palmas.

O coordenador geral dos trabalhos reconheceu a colocação dos empresários como importante e explicou que agora a denúncia seguirá para a Câmara de Revisão e Correção (CRC) em Brasília que definirá a atuação do MPT na ação.

Participaram da reunião os presidentes da Associação de Jovens Empresários e Empreendedores do Tocantins (AJEE), da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Estado do Tocantins (Acomac), da Associação Comercial de Supermercados (Atos) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL).

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA