Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos anuncia programa voltado para mulheres tocantinenses durante reunião com prefeitos

logo

Conecte conosco

Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos anuncia programa voltado para mulheres tocantinenses durante reunião com prefeitos

Cerca de trinta gestores se reuniram com diretora do Departamento de Políticas das Mulheres, Morgana Macena, na sede da ATM

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, na companhia de cerca de trinta gestores municipais, recebeu a Diretora do Departamento de Políticas das Mulheres e Relações Sociais, Morgana Macena, nesta quarta-feira, 03, na sede da associação, em Palmas.

A representante do Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos representou a ministra Damares Alves e anunciou programa que será executado nos municípios tocantinenses, contendo ações voltadas a defesa da vida, da mulher e das crianças. Inclusive, a representante do Ministério atua há mais de 20 anos nessa problemática, o que lhe rende atualmente uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz.

A reunião.

A reunião teve a articulação e coordenadoria do ex-prefeito de Almas e jornalista, Goianyr Barbosa. Cerca de trinta prefeitos ouviram da representante do Ministério a execução de um programa que levará ações de cidadania, conscientização, cultura, proteção e saúde à milhares de mulheres tocantinenses e ainda crianças.

Ponto Vermelho

Segundo Macena, o Tocantins é classificado como ponto vermelho nas estatísticas do Governo Federal quanto aos números sobre violência contra mulheres. “Temos a clara constatação que o número não retrata todo o universo de ocorrências dos casos de violência contra a mulher no Tocantins, pois sabemos que há muito mais ocorrências. Há uma demanda reprimida de informação. Com isso, a necessidade de programar políticas públicas efetivas aqui no Tocantins”.

Morgana anunciou ainda a Casa da Mulher Brasileira em Palmas. Esse serviço compreende um espaço público para atendimento humanizado e personalizado de mulheres em situação de violência doméstica. O local reúne defensoria, delegacia, juizado, promotoria, além de alojamento e apoio psicossocial.

Comprometimento

O presidente da ATM pediu à representante do Ministério o comprometimento pela execução de um programa efetivo no Tocantins. “Que conheça os Municípios e faça o direcionamento das ações para as reais necessidades do cidadão, no que diz respeito ao objetivo do programa”, disse.

Mariano lembrou sobre a realidade do modelo federativo de concentração de recursos em Brasília, enquanto a grande maioria dos pequenos municípios não tem capacidade de investimento em programas sociais.

Visitas

Segundo o Ministério, o projeto deverá visitar os Municípios da região Jalapão e Sudeste para diagnósticos. Posteriormente, será desenvolvido cronograma de ações nas localidades. Inicialmente, deverão ser visitados os Municípios das regiões do Jalapão e Sudeste tocantinense.

Foi anunciada ainda que o programa terá acompanhamento aqui no Tocantins da primeira – dama do Brasil, Michelle Bolsonaro.

Participaram

A reunião teve a presença do vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderley Barbosa, do     Coronel Alecrim, que representou o Coronel Jaison, Comandante Geral da Polícia Militar, representantes do Ministério da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos, e de representantes da secretaria de Estado da Cidadania e Justiça, além de representantes dos Municípios tocantinenses.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA