Durante a reunião foram discutidas ainda as comemorações ao Dia Mundial dos Animais, comemorado no dia 04 de outubro
O Comitê Estadual de Proteção e Defesa dos Animais (Pró-Animais), se reuniu nesta quarta-feira, 19, para deliberar pautas importantes do Comitê. A 8ª Reunião Ordinária aconteceu através de videoconferência seguindo orientações do Governo do Estado de evitar aglomerações que possam propagar o novo Coronavírus (Covid-19).
Durante o encontro foi realizada a minuta de revisão do Regimento Interno, discutindo sobre a composição do Comitê. Os integrantes apresentaram sugestões de alteração no regimento para facilitar a compreensão em relação aos órgãos participantes e os convidados.
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Renato Jayme, atual presidente do Comitê Pró-Animais esteve presente na reunião e elogiou o trabalho da mesma. “A reunião foi extensa, mas bastante produtiva, colocamos em discussão o que havia necessidade de revisão e aprovação e com a participação de todos concluímos com êxito o que era planejado”, pontuou.
Os integrantes também debateram durante a reunião sobre a minuta da nota técnica que trata dos programas de extensão universitária para atendimento a animais em situação de abandono e/ou vítima de maus-tratos. Após a participação massiva, as sugestões foram acatadas e discutidas para serem alteradas no arquivo.
Também foi discutida a minuta de Lei de Proteção à Fauna do Tocantins, elaborada pelo corpo técnico da Semarh e agora em fase de revisão do Comitê, e posteriormente tramitada para a Casa Civil. O deputado estadual Ricardo Ayres, representante da Assembleia Legislativa no Comitê, presente na reunião manifestou interesse em dar celeridade no processo devido à importância desta Lei.
Dia mundial dos animais
O Comitê ainda colocou em pauta a comemoração ao Dia Mundial dos Animais, comemorado no dia 04 de outubro. Durante a semana comemorativa serão realizados Webinários sobre as diversas pautas de proteção aos animais, além de campanhas nas redes sociais. Também foi proposta a elaboração de um aplicativo de adoção de pets com base em aplicativos de relacionamento já existentes.
Comitê Pró-Animais
De natureza executiva de assessoramento, de caráter permanente e consultivo, o Comitê Pró-Animais tem como atribuições propor ações integradas entre os órgãos e entidades participantes para a defesa e proteção dos animais, propor e acompanhar políticas públicas de defesa e proteção dos animais e emitir parecer referente às questões de defesa e proteção dos animais.