A blitz educativa orientou sobre o descarte correto do lixo nas principais praias da capital
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Marinha do Brasil, realizou nas praias da Capital, neste final de semana, o projeto Praia Consciente. O objetivo da blitz educativa foi estimular a mudança de hábito em relação ao meio ambiente, visando à garantia do uso sustentável dos recursos naturais, junto à comunidade local.
As equipes repassaram informações aos usuários, comerciantes, barqueiros e turistas sobre o descarte correto dos restos de comida, do óleo de cozinha após o uso na produção dos alimentos e da proibição de jogar resíduos nos rios.
“Realizar esse trabalho de orientação In loco, junto às pessoas que trabalham diariamente e vão às praias com frequência, tende a apresentar bons resultados quanto à conservação dos recursos naturais e, consequentemente, evitar os prejuízos que a poluição pode gerar ao meio ambiente”, destacou a titular da Semarh, Miyuki Hyashida.
O Governo do Tocantins busca, através das políticas públicas estaduais, o envolvimento de todos na conservação do meio ambiente, principalmente, no cuidado em manter as praias limpas, evitando o descarte inadequado dos resíduos gerados pelos usuários durante a temporada de praia.
De acordo com a comerciante Francisca Josefa da Conceição, proprietária de uma barraca na praia das Arnos, “a iniciativa é importante para todos, principalmente para os banhistas que vão entender a necessidade de cuidar do nosso local de lazer, fazendo o descarte correto do lixo”. A comerciante ainda frisa que praia limpa atrai cada vez mais turistas e isso é bom para as vendas e geração de emprego.
Além das informações relacionadas à preservação do meio ambiente, a ação também teve como finalidade a divulgação do WhatsApp Consciente, através de adesivos fixados nos comércios locais, que passa a ser mais um canal exclusivo para receber denúncias de degradação ao meio ambiente pelo número (63) 9 9988-0030. A ação percorreu quatro praias da capital, sendo elas: Praia do Prata, do Caju, das Arnos, da Graciosa, além da Ilha do Canela.