Com o objetivo de levar informação e atendimento de políticas públicas ambientais à comunidade indígena da Ilha do Bananal, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) participa da Caravana Institucional realizada pela Prefeitura de Lagoa da Confusão, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, Esporte e Juventude. A ação iniciou no domingo, 25, e segue até quarta-feira, 28.
A Caravana iniciou na Aldeia Fontoura, de etnia Karajá, onde as técnicas que representam a Semarh, Cínthia Azevedo e Iraides da Silva, da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável, falaram sobre educação ambiental. “Encontramos uma quantidade de lixo na aldeia e conversamos com o cacique sobre educação ambiental e a melhor forma de descartar os resíduos sólidos”, relata a engenheira ambiental Cínthia Azevedo.
Ainda segundo a técnica, a ideia nessa primeira incursão à aldeia é levantar informações para retornar em agosto com um planejamento de ações de acordo com a demanda e a realidade dos indígenas. O atendimento é realizado em grupo na escola da aldeia, ouvindo os relatos dos índios e mapeando os problemas relacionados às crianças, jovens e adolescentes, para elaboração de ações conjuntas e estratégicas entre as instituições envolvidas.
Nos últimos anos, a quantidade de casos de suicídios registrados na Aldeia Fontoura chamou a atenção sobre a necessidade da realização de ações como a Caravana Institucional, que pretende atuar em várias áreas combatendo problemas como a perda de identidade cultural, o envolvimento dos jovens com álcool e drogas, além da questão ambiental, levantada com apoio da Semarh.
Nesta terça-feira o atendimento é na Aldeia Santa Isabel do Morro, onde a programação segue da mesma forma, com atendimento aos indígenas e avaliação sobre a possibilidade de realização de uma futura agenda positiva com várias ações.