logo

Conecte conosco

Médicos revalidandos foram recepcionados pela Prefeita Josi Nunes em cerimônia de acolhimento em Gurupi

Os médicos que foram classificados para participar dos estudos complementares do Processo de Revalidação de Diplomas de Graduação, da Universidade de Gurupi – UnirG foram recepcionados pela Prefeita de Gurupi, Josi Nunes e pelos gestores da Instituição na manhã desta terça-feira, 11, no Centro de Convenções Mauro Cunha.
O momento serviu para recepcionar os participantes, além de esclarecer como funcionará todo o processo de complementação esclarecendo quais as unidades em que cada revalidando estará. Também foram entregues o material de estudo, o credenciamento de cada aluno e ainda explicações sobre a responsabilidade deles. Os candidatos serão distribuídos em 25 cidades do Tocantins.
“Eles vão fazer esta complementação para vários municípios do Tocantins que vai possibilitar revalidar o seu curso de medicina com um ano de trabalho. Então, é um processo de aprendizado de adaptação, integração e a realização de um sonho que eles tem de ter a profissão reconhecida no seu país de origem. Este é um sonho de muitos que por meio desta instituição que é a Unirg de tanta credibilidade, reconhecida em todo território nacional está os ajudando a realizar. É sem dúvidas um dia muito importante para todos,” enfatizou a prefeita Josi Nunes.
Também participaram do evento, autoridades municipais de Gurupi e das cidades que firmaram acordo de cooperação para receber os médicos. Entre eles, Prefeitos, Secretários de Saúde e médicos preceptores do processo. Ao todo, cerca de 140 médicos formados em 8 países diferentes participarão dos estudos complementares. Eles farão aulas práticas em internato que serão ofertadas pela UnirG no período de 12 meses, com carga horária correspondente a 1.760 horas.  Após a conclusão dos estudos, o candidato aprovado estará apto à revalidação do diploma de médico graduado no exterior pela Instituição.
“Eu estava aqui no Brasil mesmo, mas com possibilidade de voltar para Bolívia para trabalhar. Mas aí apareceu esta oportunidade que a Unirg nos está dando. Eu já sei que irei para o município de Pium e estou com a expectativa a mil sobre como tudo vai ser. Sem falar que é muito importante estar colaborando e a gente espera que a cidade reconheça o nosso trabalho, a nossa ajuda. Estamos aguardando a acolhida. É um sonho começando a ser realizado, depois de tanto tempo fora do Brasil,” disse Attoniel Alves de Oliveira, revalidando que se formou na Bolívia.
“Hoje é um marco histórico para Unirg, porque sela o início dos estudos de complementação. Onde estes médicos estarão a partir de segunda-feira, nas cidades escolhidas colaborando para qualidade de vida dos usuários do SUS e também se revalidando para finalmente poder exercer a função no Brasil,” explicou Sara Falcão reitora da Unirg.
“Para Unirg é muito importante esta parceria, demonstra nossa credibilidade, o valor que as pessoas dão para universidade, para os profissionais que daqui saem. Este profissionais vão estar atuando na linha de frente da saúde destes municípios. Então, a vantagem para eles é que isso retrata a confiança que as cidades tem na Unirg e nos formandos que saem dela. Agora também revalidandos. Estes profissionais não são alunos, já são médicos, já tem o diploma de medicina só que em outro país. Nós estamos só revalidando, reconhecendo este diploma para que eles possam exercer de forma plena a Medicina aqui no nosso país”, complementou Thiago Miranda, presidente da Unirg.

 

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA