Orçada em R$ 1 bilhão, a TO-500 terá 90 km, o que vai possibilitar a ligação de dois trechos da BR-242 nas barrancas do Rio Javaé (cuja origem é Salvador – BA) até o Estado do Mato Grosso.
Na tarde desta terça-feira dia 18, a prefeita Janailza de São Félix do Araguaia e o presidente da Associação das Câmaras de vereadores Antônio Miranda juntamente com vereadores da região em parceria com Engenheiro José Rubens mazzaro se reuniram com o presidente da AMA e o prefeito Joel da JM em Bom Jesus do Araguaia.
Entre os serviços previstos estão cotadas sete pontes, uma delas sobre o Rio Araguaia, alambrados laterais, 108 passagens inferiores (para dar segurança aos pedestres e evitar acidentes com índios ou animais na tentativa de atravessar a via), duas praças de pedágio e bolsões que servirão de pontos turísticos. A proposta é realizar o serviço por meio de Parceria Público-Privada (PPP).
Esse projeto é uma iniciativa do engenheiro Rubens Mazzaro que desde o ano de 1999 vem lutando para a realização desse projeto que visa o desenvolvimento para toda a região, aonde cortará a ilha do bananal ligando os estados de Tocantins e Mato grosso.
Segundo Mazzaro, com essa nova iniciativa da parceria entre os representantes dos seis municípios do Vale do Araguaia como; do presidente da AMA do prefeito Joel do presidente da Câmara de vereadores da região e de todos os prefeitos e vereadores da região em prol, do mesmo objetivo trará benefícios surpreendentes aonde será bom para o estado do Mato Grosso, ótimo para Tocantins e excelente para todo Brasil.
Com a realização desta rodovia, toda a mercadoria poderá ser transportada para os portos de Aratu (BA), Itaqui (MA) e Vila do Conde (PA), além de permitir o escoamento da produção do Norte e Centro-Oeste via Oceano Pacífico. A pavimentação deste trecho também vai melhorar as condições de vida de cinco mil indígenas, em 22 aldeias da região da Ilha do Bananal, assegura Mazzaro.
Veja o vídeo: