Material de preparação para Enem Pessoa Privada de Liberdade é entregue na UPF de Palmas

logo

Conecte conosco

Material de preparação para Enem Pessoa Privada de Liberdade é entregue na UPF de Palmas

Com a finalidade de preparar e ter uma atenção à educação dentro das unidades prisionais do Tocantins, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), em parceria com Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), entregou na manhã desta sexta-feira, 03, as apostilhas de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoa Privada de Liberdade (Enem PPL 2018) na Unidade Prisional Feminina de Palmas (UPF).

“No Tocantins, em três anos aumentamos de nove para 16 o número de escolas nas unidades, onde os reeducandos tem acesso à educação no estado, e existe muito trabalho a ser feito. A pessoas privadas de liberdade não podem ser privadas da educação”, disse, na ocasião, o diretor de Políticas e Projetos de Educação do Sistema Prisional, Professor Valcelir Borges.

O Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), de junho de 2016, destaca que o Tocantins está entre os três estados que possuem os maiores percentuais de pessoas privadas de liberdade envolvidas em atividades educacionais.

A reeducanda Creuza Silva, de 52 anos, está cursando o último ano do Ensino Médio na Extensão da Escola Setor Sul, que fica dentro da unidade, e sonha em continuar seus estudos. “O apoio nos dá forças. Somos gratas às nossas professoras por serem compreensivas e nos ensinarem tanto. Não é o fim, somos privilegiadas por termos oportunidades como essa”, disse Creuza.

“A educação precisa estar inserida em todos os espaços e contextos. Pessoas lá fora as aguardam para construir suas histórias. Talvez outras escolas não tenham histórias de vida e esperança como temos aqui”, frisou Adriana da Costa Pereira, secretária da Educação, Juventude e Esportes.

Para o superintendente do Sistema Penitenciário e Prisional, Orleanes de Souza Alves, que tem formação na área da pedagógica, “a educação contribui para a ressocialização durante a execução da pena e é um legado para a vida inteira”, ressaltando ainda o bom trabalho desempenhado pelos técnicos e pedagogos da unidade.

Ponto de leitura

Na UPF também foi instalado um ponto de leitura com 150 livros. A unidade atualmente está com cerca de 40 reeducandas, dessas 16 matriculadas na escola que tem aulas do Ensino Fundamental ao Médio, sendo que as matriculas desse semestre ainda estão abertas para as reeducandas interessadas. As unidades penais de Barra da Grota, em Araguaína, e da Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP) também receberão os kits preparatórios para o Enem PPL. Enquanto se preparam, os alunos aguardam a divulgação do edital do exame, que é divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA