Márlon Reis diz que TSE deverá rejeitar candidatura de Lula para as eleições de outubro

logo

Conecte conosco

Márlon Reis diz que TSE deverá rejeitar candidatura de Lula para as eleições de outubro

Pré-candidato a governador do Tocantins pelo Rede Sustentabilidade, o ex-juiz Márlon Reis, idealizador da Lei da Ficha Limpa, disse ao site Congresso Em Foco que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá rejeitar a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de outubro. Em um longo julgamento, a 8ª Turma Criminal do Tribunal Regional Federal (TRF-4) confirmou nesta quarta-feira, 24, a condenação do ex-presidente, determinada pelo juiz Sérgio Moro, na primeira instância. Por unanimidade dos três desembargadores da turma do TRF4, A pena foi ampliada em três anos de prisão – de 9 anos e 6 meses para 12 anos e 1 mês – pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

“A Lei da Ficha Limpa é clara no sentido de que o pronunciamento condenatório de qualquer órgão colegiado já basta para tal”, disse Márlon ao Congresso em Foco.

O ex-juiz ressaltou, no entanto, que a legislação garante a Lula mecanismos de ampla defesa. “É possível a obtenção de uma liminar para participar do processo mesmo com essa condenação. Só que isso tem consequências. A primeira é de que obriga o tribunal que deverá julgar o recurso, no caso o STJ (Superior Tribunal de Justiça), a garantir celeridade e primazia para esse julgamento. A outra é que, caso essa liminar seja revogada no futuro, mesmo tendo havido a conquista do mandato, ele será perdido”, afirmou o ex-juiz.

Marlon rebateu críticas feitas por aliados do ex-presidente, como o PCO, à Lei da Ficha Limpa, que proíbe a candidatura de políticos com condenação por órgão colegiado. “Se há alguma crença de injustiça no caso dele, ela deve ser dirigida à Justiça Criminal, não à Lei da Ficha Limpa, que não tem nada a ver com isso. A Lei da Ficha Limpa é abstrata, não foi pensada para atingir ninguém em particular. Ela precisa ser defendida com afinco, porque chama atenção para a necessidade de mudança de comportamento na política”, defendeu.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA