Mais de 93 mil famílias do TO podem pedir desconto na conta de luz

logo

Conecte conosco

Mais de 93 mil famílias do TO podem pedir desconto na conta de luz

Benefício da Tarifa Social possibilita abatimento de até 65% conta de luz. No caso de indígenas e quilombolas o percentual pode chegar a 100%.

Um levantamento da Energisa apontou que 93.013 famílias do Tocantins têm direito ao desconto na conta de luz, mas ainda não fizeram o cadastro no programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). O benefício possibilita abatimento de até 65% conta de luz. No caso de indígenas e quilombolas o percentual pode chegar a 100%.

A Maria Divina é uma das beneficiárias do programa e paga pouco mais de R$ 40 na tarifa. “Antes eu pagava bem alta a conta, até assustava. Já paguei até R$ 150 de energia”, contou.

Em 2022, mais de 40 mil famílias tocantinenses foram incluídas no programa. Ao todo, o estado tem 162.314 cadastros ativos, o que representa 25% dos 649 mil consumidores do Tocantins.

Aderir ao benefício não é difícil. O primeiro passo é manter o CadÚnico – adastro para Programas Sociais atualizado junto ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Depois de atualizar o Número de Inscrição Social (NIS) basta entrar em contato com a Energisa través de um dos canais de atendimento.

Quem tem direito a Tarifa Social:

✅Famílias com renda mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa;

✅Famílias com portador de doença que precise de aparelho elétrico para o tratamento – nesse caso com renda mensal de até três salários-mínimos;

✅Famílias indígenas, quilombola ou com integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada.

As famílias que estão com o cadastro atualizado junto ao CadÚnico, mas ainda não recebem o desconto na fatura podem conferir na própria conta de luz se podem receber o benefício. Nesse caso, no campo Classe/Subclasse da fatura estará escrito: ‘Residencial/Baixa Renda’.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA