Mais de 800 famílias tocantinenses receberam sistema de energia solar gratuito

logo

Conecte conosco

Mais de 800 famílias tocantinenses receberam sistema de energia solar gratuito

Energisa realiza 250 ligações de sistema de energia solar em comunidades quilombolas, indígenas e rurais em 2023

Do segundo semestre de 2022 até novembro deste ano, 836 famílias tocantinenses foram beneficiadas com a instalação de sistemas de energia solar de forma gratuita. A ação, realizada pela Energisa Tocantins por meio do Governo Federal com o programa Mais Luz Para Amazônia, teve como público comunidades indígenas, quilombolas e em residências rurais do Tocantins. Em 2022, foram 586 beneficiados e mais 250 ligações do sistema de energia limpa este ano. E a previsão para 2024 é que mais 650 famílias sejam beneficiadas através do programa.

Dona Maria de Lurdes Martins Carvalho, do município de Paranã, recebeu o sistema em novembro deste ano e já está desfrutando do conforto que a energia elétrica possibilita. “Nunca imaginei que teria energia aqui. Quando a luz chegou, a primeira coisa que fiz foi ligar a geladeira. Agora, posso guardar a carne que trago da cidade e beber água gelada”, comenta. Além do sistema de geração de energia, as famílias foram beneficiadas com instalações elétricas internas e lâmpadas de LED, que são mais eficientes e econômica.

O sistema de energia solar foi a alternativa encontrada para levar energia elétrica onde não há viabilidade técnica para construção de rede convencional. O equipamento instalado na casa da dona Maria de Lurdes e dos demais beneficiados chama-se SIGFI – Sistema Individual de Geração de Energia Elétrica com Fonte Intermitente. No estado do Tocantins, foram instalados equipamentos com três tipos de geração, definidos de acordo com a necessidade do cliente, que variam de 1.500 Wh/dia até 5.000 Wh/dia.

“Essa energia gerada é convertida para a tensão necessária de uso nas residências através de um equipamento chamado de inversor solar. Nos momentos de geração, a energia é levada diretamente aos equipamentos que estiverem ligados como lâmpadas, geladeira e ventilador, por exemplo”, explica o engenheiro de distribuição da Energisa, Higor José Freire.

O equipamento é capaz, ainda, de armazenar em baterias a energia excedente para que possa ser utilizada nos períodos em que o sistema não estiver gerando energia como, por exemplo, à noite ou em dias nublados. “Para deixar as famílias preparadas, todos os beneficiados receberam uma cartilha sobre o programa e com dicas de consumo consciente, bem como informações básicas dos cuidados no período nublado ou chuvoso. Além disso, técnicos do projeto farão retornos semestrais para a limpeza das placas”, complementa o engenheiro.

Cada equipamento é composto por baterias, armário, módulos fotovoltaicos, controlador de carga, inversor e estrutura de sustentação. Os módulos fotovoltaicos possuem a certificação do INMETRO de avaliação da conformidade e, para garantir a segurança dos beneficiários, todos os sistemas contêm sinalização de segurança. O sistema gera energia 100% limpa, sem danos ao meio ambiente.

Mais Luz para Amazônia

Programa do Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia, o Mais Luz para Amazônia é executado pela Energisa nos estados do Tocantins, Acre, Mato Grosso e Rondônia, regiões onde a empresa atua e que fazem parte da Amazônia Legal. Ao todo, a Energisa empenhou R$ 2,4 milhões na execução do programa no estado, que incluiu a instalação de um sistema de geração de energia solar, lâmpadas de LED e tomadas.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA