logo

Conecte conosco

Mais de 5 mil pacientes esperam por cirurgias em hospitais do estado

Idosa de 65 anos morreu à espera de um procedimento, ela tinha um tumor na coluna. Governo diz que pacientes serão atendidos em mutirão de cirurgias.

ilhares de pessoas aguardam por cirurgias nos hospitais do estado. A fila é grande, com mais de 5 mil pacientes. Os procedimentos são principalmente necessários nas áreas de cirurgia geral e ortopedia.

Rosa Rodrigues da Silva, de 65 anos, morreu no fim de semana a espera de um procedimento. Ela tinha um tumor na coluna. No dia 2 de março, foi internada no Hospital Geral de Palmas.

No dia seguinte, a cirurgia para a retirada do tumor foi marcada para o dia 3 de abril. Trinta dias passaram, mas na data do procedimento a operação foi desmarcada. A moradora de Santa Maria do Tocantins morreu no sábado (7) e enterrada no domingo (8).

A filha dela Welitania Rodrigues da Silva que está em Pedro Afonso, desabafa nesse vídeo. “A cirurgia dela foi marcada para terça-feira e desmarcada, alegando que por falta de UTI e material. Quer dizer, a minha mãe faleceu simplesmente por pequenas coisas. Estamos revoltados de saber que nenhuma providência do estado tem sido tomada.”

O secretário estadual da Saúde, Marcos Musafir, comentou sobre o mutirão de cirurgias e o caso de Rosa, que morreu a espera da operação durante uma reunião com a imprensa na tarde desta terça-feira (10).

“É lamentável o que aconteceu. Nós estamos focando na alta complexidade. Mas para poder ter este espaço da alta complexidade dentro dos grandes hospitais nossos, nós precisamos andar com estes pacientes que estão aguardando cirurgias nos hospitais, para vagar os leitos e poder internar os que estão aguardando”, disse ele.

O secretário também falou sobre a obra do Hospital Geral de Gurupi, que custa 30 milhões e está parada há quase dois anos. “O recurso já existe, nós aguardamos a solução desta questão jurídica junto a Caixa [Econômica Federal], não tenho um prazo porque depende deles”, explicou.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA