Mais de 2,8 mil pessoas seguem fora de casa por conta de enchentes no Tocantins

logo

Conecte conosco

Mais de 2,8 mil pessoas seguem fora de casa por conta de enchentes no Tocantins

Segundo a Defesa Civil, 245 moradores estão desabrigados e 2.587 desalojados nesta segunda-feira (17). Órgão monitora níveis de rios e afluentes em 32 cidades.

Mais de 2.800 moradores estão fora das casas nesta segunda-feira (17) por causa de fortes chuvas que causam enchentes no Tocantins. Segundo a Defesa Civil, são 245 pessoas desabrigadas e 2.587 desalojadas. O Corpo de Bombeiros continua auxiliando famílias que tiveram as casas alagadas.

A Defesa Civil informou que 32 municípios estão sendo monitorados, sendo que a pior situação é em São Miguel. A cidade fica às margens do rio Tocantins – que registrou a maior cheia dos últimos 20 anos. Muitas famílias perderam tudo, estão em abrigos improvisados e contam com doações.

De acordo com o órgão, o nível do rio baixou consideravelmente nas últimas horas e as hidroelétricas de São Salvador e Peixe operam dentro da normalidade. O rio Araguaia e de seus afluentes também estão sendo monitorados em três municípios: Lagoa da Confusão, Araguacema e Caseara.

O boletim da Defesa Civil indica que a situação atual dos impactados por inundações a seguinte:

– 245 desabrigados: Araguanã, Formoso do Araguaia, Itaguatins, São Miguel, Rio dos Bois e Pedro Afonso.

– 2.587 desalojados: Araguanã, Dois Irmãos, Esperantina, Miranorte, Paranã, Rio dos Bois, Pedro Afonso, Tupirama, Tupiratins, Palmeirante, Bom Jesus, São Miguel, São Sebastião, Sampaio e Itaguatins.

A Defesa Civil considera desabrigadas aquelas pessoas que precisaram sair de casa e foram levadas para abrigos públicos. Os desalojados são aqueles que também foram obrigados a deixar suas propriedades, mas estão em casas de parentes, amigos ou vizinhos.

Chuvas intensas são registradas no estado desde o fim de dezembro. O grande volume provocou a maior cheia do rio Tocantins dos últimos 20 anos. Comunidades ficaram ilhadas e propriedades submersas.

No dia 5 de janeiro o Governo do Tocantins decretou situação de emergência por causa das enchentes.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA