Mais de 180 agentes municipais são capacitados para implementarem estratégias de captação de recursos aos Municípios

logo

Conecte conosco

Mais de 180 agentes municipais são capacitados para implementarem estratégias de captação de recursos aos Municípios

Seminário de Qualificação: Oportunidades para o Financiamento da Gestão Local é promovido pela ATM e CNM

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) capacitam mais de 180 agentes municipais, entre prefeitos e servidores públicos, para desenvolverem estratégias voltadas à captação de recursos aos Municípios. As orientações estão sendo repassadas durante o Seminário de Qualificação: Oportunidades para ao Financiamento da Gestão Local, nesta segunda-feira, 18, no auditório da ATM, em Palmas. A capacitação integra o CNM Qualifica, projeto com seminários itinerantes que abordam os mais diversos temas das administrações locais.

ATM e CNM buscam aperfeiçoar o conhecimento dos servidores diante das novas plataformas de gestão e dos dispositivos legislativos que regulamentam os processos de captação dos recursos públicos. No encontro, será abordada a importância da criação e organização da Rede de Captação, com as delimitações do papel do prefeito, do secretário de Finanças e do Gerente Municipal de Convênios (GMCs). Além disso, serão explicadas as características e operacionalização do Portal de Convênios do Governo Federal (Siconv) e Plataforma + Brasil, que estabelecem a relação Municípios/União nas contratações de convênios e projetos.

Desafios

Segundo o presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, a cada ano os desafios de aumentar a arrecadação municipal se ampliam. “Tanto economia quanto governos são voláteis, o que exige das prefeituras o máximo de controle sobre os processos internos para a angariação de recursos de convênios, editais e emendas parlamentares. Os governos municipais devem estar preparados para executar e planejar as ações de captação de recursos, terem controle sobre as eventuais mudanças nesse processo, além de aprimorar o sistema de arrecadação municipal” afirma Mariano.

Mudanças nas captações

Para o consultor da CNM e palestrante do seminário, Celso Vedana, os processos de captação de recursos sofreram amplas mudanças nesta última década. “Há dez anos atrás os Municípios acessavam recursos extras, que não fossem o FPM e ICMS, por meio de emendas parlamentares. O resultado era pequeno por que a liberação do recurso era muito difícil e limitada. Hoje os governos abrem oportunidades de acesso à recursos por meio de convênios, editais e programas, ao informar que há disponibilidade em seu orçamento para determinado investimento numa área especifica do Município, como educação e saúde”, explica Vedana, ao lembrar ainda que o acesso a esses recursos extras possuem regras de captação, execução e prestação de contas.

Com uma população de 5600 habitantes, Aliança do Tocantins, no sul do Estado trouxe três agentes municipais para a qualificação. “É muito importante essa atuação da ATM com a CNM para a promoção desse treinamento, pois o grande problema que os Municípios têm hoje, principalmente os menores como é o nosso caso, é exatamente a falta de informação sobre as ferramentas e programas existentes, e sobre as diversas formas de captação de recursos. Tendo o conhecimento, o acesso aos recursos se torna mais fácil” comenta o prefeito Coronel Tavares.

Essa é a segunda capacitação que a ATM e CNM promovem com objetivo de capacitar os agentes municipais para a captação de recursos. Em setembro de 2017, as entidades treinaram centenas de prefeitos e servidores durante o Seminário de Incremento das Receitas Municipais.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA