“Ciência para Redução das Desigualdades” é o tema da 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (SICTEG), que acontecerá no mês de outubro. Maior evento de inovação científica e tecnológica do Tocantins, a SICTEG é promovida pela Prefeitura de Gurupi, por meio do Programa InovaGurupi da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O tema escolhido para esta 4ª edição está alinhado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/MCTI), e tem como foco o debate acerca da contribuição das Ciências Sociais e Humanas para a redução das desigualdades no Brasil.
“Gurupi é um dos polos universitários mais importantes do Tocantins e a cada ano as descobertas em ciência, tecnologia e inovação ajudam a melhorar o conhecimento e a qualidade de vidas dos cidadãos, por isso estamos sempre investindo nesses segmentos, para que possamos sempre caminhar rumo ao desenvolvimento”, afirma o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira.
“Esse evento mostra a preocupação da nossa gestão em despertar a inovação científica e tecnológica no cidadão gurupiense e região”, ressalta a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Keila Iwasse.
“Sua principal relevância está em apresentar o potencial de Gurupi e região na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, assim como dar acesso à população local e regional aos resultados de atividades de Pesquisa e Extensões de forma mais interativa, permitindo compreender a aplicabilidade da ciência para a vida cotidiana”, explica a professora Adriana Terra, coordenadora do Programa InovaGurupi.
O evento é organizado de forma integrada pelas instituições de ensino superior de Gurupi, Centro Universitário UnirG, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Conselho de Gestores da Região Sul/TO, com o apoio dos segmentos: Governo, SEBRAE e Setor Produtivo.
“As três instituições trabalham juntas para o desenvolvimento regional, buscando otimizar os recursos, tanto humanos como de infraestrutura, e isso traz um ganho para a sociedade e para o município”, afirma o diretor do IFTO em Gurupi, Marcelo Terra.
Para o professor Luiz Silveira, representante da UFT de Gurupi no Programa Inova, a SICTEG é um meio para divulgar as descobertas inovadoras das instituições de ensino. “A SICTEG oportuniza a divulgação de nossos trabalhos e nesta edição iremos ofertar palestras e minicursos com temas de interesse acadêmico e do público local, como por exemplo a produção de alimentos”, disse.
A 4ª SICTEG será realizada de 17 a 19 de outubro no Campus do IFTO de Gurupi, com abertura oficial no dia 17, a partir das 19h.
A programação da Semana será diversificada com palestras, exposições, minicursos, mostras científicas, e outros. Em breve será divulgada na íntegra.
Inscrições
As inscrições para participar da Semana já estão abertas na página da SICTEG, que pode ser acessada no endereço www.sicteg.com.br, e também poderão ser realizadas durante o evento. Mais de 21 mil pessoas já se inscreveram.
Também estão abertas as inscrições para quem deseja ministrar minicursos e para submissão de trabalho científico. O prazo final é 19 de setembro. Para mais informações acessar a página da SICTEG e clicar na aba Chamada de Trabalhos.