Foi transferida nesta terça-feira (31) para Belém a mãe do atual prefeito de Tucurui. De acordo com as investigações da policia, ela seria uma das pessoas que planejaram o assassinato do prefeito Jones William, em julho deste ano.
Josineide Silva brito está presa no Centro de Recuperação Feminino em Belém. A mãe do atual prefeito de Tucuruí foi levada nesta segunda-feira (30) para depor na delegacia da cidade e teve a prisão temporária decretada. Mais três pessoas foram presas durante a operação que investiga a morte do prefeito anterior.
Segundo a polícia, dois suspeitos acusaram Josineide de mandar matar o prefeito. Em deles foi Paulo Ricardo Oliveira. Ele teria confessado participação no crime. A polícia diz que os depoimentos reforçam as provas técnicas colhidas no inquérito. Segundo as investigações, a mãe do atual prefeito de Tucuruí planejou o crime motivada por questões financeiras.
“Na cabeça dela, sendo morto o Jones, seu filho assumiria o comando da gestão municipal e a partir dai ela poderia tirar proveito financeiro e econômico da gestão municipal”, diz o delegado geral da Policia Civil Rilmar Formino.
“Você não pode mais, nos dias de hoje, prender primeiro para investigar depois. É o contrário. Primeiro você prova a culpa, ai que você pensa em prender alguém”, diz o advogado de defesa Roberto Lauria.
Jones William, do PMDB, de 42 anos, foi morto a tiros enquanto vistoriava obras para tapar buracos em uma estrada na cidade. Hoje, em Belém, o atual prefeito de Tucurui, Artur Brito, vice de Jones, disse que ficou surpreso com a prisão da mãe.
“Não tenho nenhum envolvimento”. Ele diz que a mãe vai conseguir provar a inocência dela.
Bruno marcos, suspeito de atirar contra Jones, foi preso em setembro no aeroporto de Belém. Ele nega participação no crime, mas, segundo a policia, Bruno teria recebido cerca de cem mil reais dos mandantes para matar o prefeito.