logo

Conecte conosco

Lula perde engajamento nas redes sociais em comparação a Bolsonaro

Consultoria Bites aponta queda no nível de interação nas contas oficiais de Lula desde o início do governo enquanto que Bolsonaro tem média de interação oito vezes maior.

Segundo uma matéria divulgada na Revista Oeste nesta segunda-feira, dia 20, o presidente Lula vem perdendo engajamento nas redes sociais. De acordo a revista, um levantamento feito pela consultoria Bites, a pedido do jornal O Globo, mostra que as contas oficiais do presidente Lula estão nos níveis mais baixos de engajamento desde o início do governo. O levantamento considerou postagens feitas no Facebook, Twitter e Instagram, e mostrou que, desde o início do governo, Lula fez cerca de 60 postagens por dia, com uma média de 29,5 mil curtidas, comentários e compartilhamentos por publicação.

Em comparação, a média de interação alcançada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro é oito vezes maior do que a de Lula, de 235,9 mil por postagem, segundo O Globo. Bolsonaro manteve praticamente a mesma média de interação da campanha eleitoral, que era de 240,2 mil por publicação. O maior nível de interação de Lula foi na posse, em 1º de janeiro, e em 8 de janeiro, com as manifestações no Distrito Federal. Na posse, o presidente teve 16 milhões de interações num dia; em 8 de janeiro, 7,6 milhões.

Para o fundador da Bites, Manoel Fernandes, Lula conseguiu criar uma frente ampla digital durante a campanha eleitoral do ano passado, mas a comunicação no atual governo não prosseguiu com essa estratégia. “Os apoios de campanha já não são utilizados agora. Falta ao governo uma estratégia mais clara e estruturada de comunicação no ambiente digital, criar uma grande aliança nacional em torno da sua agenda de governo”, disse Fernandes em entrevista ao Globo.

Vale ressaltar que o engajamento nas redes sociais é uma importante métrica de alcance e influência, principalmente no cenário político atual, em que a comunicação digital se tornou uma ferramenta fundamental para a mobilização e a disseminação de ideias. A queda no engajamento de Lula pode indicar uma perda de influência no ambiente digital, o que pode ter impacto em sua capacidade de mobilizar eleitores e de pressionar a opinião pública em relação a temas de sua agenda política.

Por outro lado, Bolsonaro mantém uma forte presença digital e continua atraindo um grande número de seguidores e apoiadores em suas redes sociais. Essa popularidade pode contribuir para fortalecer sua base de apoio e aumentar sua influência política em um cenário de polarização e disputa pela opinião pública.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA