Após a invasão nos prédios dos três poderes da República na tarde deste domingo (08/01), por manifestante em Brasília, Lula (PT) decretou intervenção federal por meio da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Distrito Federal para parar as manifestações.
Os militares que atuavam por meio da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal para conter os manifestantes, não tiveram êxito, sendo que os manifestantes que estavam alojados em frente o QG do exército a sete Km da praça dos três poderes caminhando, não tiveram dificuldade de chegar até a praça dos três poderes.
Flávio Dino que está à frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública, já havia determinado o emprego da Força Nacional, o que também não foi suficiente para coibir a ação dos manifestantes.
Após a invasão, Lula realizou uma reunião de emergência com ministros no interior de São Paulo, em Araraquara, para discutir a situação da capital federal e na sequência fez um pronunciamento. No pronunciamento do petista, ele afirmou que todos os manifestantes serão identificados e punidos assim como todos os financiadores.
Veja o documento: