A presidente da Assembleia Legislativa, deputada estadual Luana Ribeiro, participou na tarde desta segunda-feira, 17, da aula inaugural do Curso de Formação dos aprovados em cadastro reserva do concurso do Quadro da Defesa Social e Segurança Penitenciária do Tocantins, que aconteceu no auditório do Centro Universitário Luterano de Palmas.
A deputada parabenizou todos os 391 alunos inscritos, e destacou o esforço da atual gestão em iniciar o curso com os classificados no cadastro reserva do certame.
“O dia de hoje é resultado de um árduo trabalho para conseguir com que o curso de formação dos cadastros reserva acontecesse. Ainda quando era presidente da comissão da segurança pública, sabia da importância de um sistema penitenciário mais equipado, tanto com servidores de carreira como com equipamentos. Por isso, junto com o Poder Executivo, corremos atrás dos recursos necessários e hoje podemos comemorar essa conquista que é de todo o Tocantins”, destacou.
O secretário de Cidadania e Justiça, Heber Fidelis, ressaltou o empenho da presidente da Assembleia, bem como de todas as autoridades representantes dos órgãos presentes na solenidade, como a Polícia Militar (PM), Secretaria da Segurança Pública (SPP), Ordem dos Advogados do Tocantins (OAB-TO), Defensoria Pública do Tocantins e Escola de Gestão Penitenciária e Prisional do Tocantins.
“Tudo que foi investido, a luta de todos os órgãos aqui presentes, tem como resultado isso aqui. Agradeço a presidente da Assembleia, Luana Ribeiro, pela dedicação com a causa da segurança pública. Ela sabe das dificuldades e desafios, percorreu com a gente pelas regionais do sistema prisional, fomos em todas unidades do interior. Se tem uma deputada que se preocupa com a causa do sistema prisional, é ela”, ressaltou o secretário.
Aula Inaugural
Os 391 alunos inscritos no curso participaram da palestra “Formação para o Sistema Penitenciário: Área Técnica, Administrativa e de Segurança”, com o professor Maurício Kuehne, promotor de Justiça aposentado, advogado e especialista em Direito Empresarial e Cidadania. Ele é ex-diretor geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e ex-membro titular do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. A mesa de abertura será composta por autoridades de órgãos Executivos, Legislativos e Judiciários.
O Curso de Formação objetiva formar e avaliar os candidatos matriculados para o exercício das atribuições dos cargos. A formação técnico-profissional dos candidatos será realizada por meio da Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional do Tocantins (Esgepen-TO).