Livro de George Orwell será discutido no Clube de Leitura do Sesc de agosto

logo

Conecte conosco

Livro de George Orwell será discutido no Clube de Leitura do Sesc de agosto

Os textos do livro ‘Como morrem os pobres e outros ensaios’, de George Orwell (1903-1950), será a obra a ser discutida em mais uma edição on-line do Clube de leitura do Sesc em Palmas. Com participação gratuita, a sua 10ª edição – devido a pandemia – será realizada às 19h no dia 27 de agosto pela plataforma Google Meet. Ação realizada pelo Sesc Tocantins, por meio da Biblioteca e da Promotoria Cultural em Literatura do Centro de Atividades da 502 Norte, tem como objetivo promover o livro e incentivar a leitura. Informações pelo telefone (63) 3212-9940.

Como morrem os pobres e outros ensaios – resumo

Portador de senso prático, George Orwell buscava sempre a experiência direta da vida. Sua vivência pessoal e a observação crítica do mundo o levou a escrever ensaios, artigos e crônicas. ‘Como morrem os pobres e outros ensaios’ reúne alguns dos mais representativos desses textos. Na primeira parte do livro, estão seus relatos e reflexões sobre sua vivência pessoal como sem-teto, colhedor boia-fria de lúpulo, presidiário e paciente de um hospital público. Na outra parte, estão seus vigorosos artigos sobre o uso da linguagem verbal no romance, na poesia, na propaganda política e no jornalismo.

No livro, Orwell fala sobre temas graves, como a hipocrisia intelectual, ao lado de assuntos mais leves e aparentemente até fúteis, como os trajes da elite britânica e o gosto do cidadão inglês por crimes sensacionalistas. De todos os tópicos, sejam grandes ou pequenos, o autor extrai revelações sobre a estrutura da sociedade, as mudanças nos costumes, as transformações profundas ocorridas na Inglaterra e no mundo na primeira metade do século XX.

Sobre o autor

George Orwell (1903-1950) é o pseudônimo de Eric Arthur Blair, escritor e jornalista inglês, mais conhecido pelos livros distópicos “1984”, um romance de no qual o estado assume o controle absoluto de uma sociedade e nega a própria individualidade dos cidadãos, e “A Revolução dos Bichos”, uma fábula satírica apontada pela revista americana Time entre os cem melhores livros da língua inglesa e uma das publicações mais vendidas no século XX. Vítima de tuberculose, faleceu em Londres, Inglaterra, no dia 21 de janeiro de 1950 e foi sepultado na Igreja Anglicana All Saints’ Churchyard, onde a lápide foi identificada somente com o seu nome de batismo, sem mencionar seu pseudônimo.

George Orwell nasceu em Motihari, na Índia Britânica, no dia 25 de junho de 1903. Era filho de um funcionário público a serviço da coroa e sua mãe era filha de um comerciante francês.

Em 1911 mudou-se com a família para Sussex, Inglaterra, época em que foi matriculado em um internato, onde se destacou por sua inteligência.

Aprovado no Elton College, escola de elite, ali permaneceu entre 1917 e 1921, graças a uma bolsa de estudos. Sobre o Elton, Orwell escreveu mais tarde no prefácio do livro “A Revolução dos Bichos”:

 

Livros em discussão até novembro

Os livros a serem discutidos no Clube de Leitura do Sesc já estão definidos até o final do ano, conforme a seguir:

Setembro – Os Miseráveis (Victor Hugo);

Outubro – Me chame pelo seu nome (André Aciman);

Novembro – Caixa-preta – o Relato de Três Desastres Aéreos Brasileiros

(Ivan Santanna).

Vale lembrar que o encontro virtual acontece sempre às últimas quintas-feiras de cada mês.

Clube de Leitura do Sesc

Uma realização da Biblioteca e da Promotoria Cultural em Literatura do Sesc Tocantins, o Clube de Leitura do Sesc tem como objetivo incentivar o hábito da leitura e promover o debate sobre obras literárias brasileiras e estrangeiras importantes. Suas edições acontecem sempre na última quinta-feira de cada mês, às 18h30, sendo, antes da pandemia, na Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte), sempre com entrada gratuita. Agora, via internet. Para participar, basta acessar o link no dia do evento com anotações e apontamentos sobre o livro do mês.

Biblioteca C.A. Palmas

Com um acervo bibliográfico com cerca de 14 mil exemplares, disponibilizando livros dos mais diversos gêneros, a Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte), dispõe de livros com títulos das diversas áreas do conhecimento, revistas, jornais e DVD’s, além de um acervo dedicado à cultura regional. Possui ainda uma biblioteca infantil que atende crianças de 05 a 12 anos. Além do acervo físico, os usuários dispõem de acesso à internet em computadores da Biblioteca ou através da rede Wi-fi e mesas para estudos coletivos e individuais, por meio de baia com computadores com acesso à internet para consulta e pesquisa literária. Em tempos normais, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30 e, aos sábados, das 9h às 12h50. Por enquanto, está atendendo no sistema Drive-Thru.

Seguindo a política do Sesc Nacional quanto ao incentivo da Cultura em suas diversas formas, o Sesc Tocantins acredita que a leitura e o livro são ferramentas essenciais dessa política. Assim, além dessa ação cultural, oferece uma rede de bibliotecas nas principais cidades do Estado, e a unidade móvel BiblioSesc, que espalha a leitura pelos bairros de Palmas.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA