A obra “O perigo de uma história única”, de Chimamanda Ngozi Adichie será o livro a ser discutido no Clube de leitura do Sesc em Palmas. Com participação gratuita, a sua 9ª edição – on-line devido a pandemia – será realizada às 19h deste dia 30 de julho pela plataforma Google Meet, cujo link pode ser solicitado via telefone (63) 3212-9940 ou via o e-mail [email protected]. A ação, uma realização do Sesc Tocantins, por meio da Biblioteca e da Promotoria Cultural em Literatura do Centro de Atividades da 502 Norte, tem como objetivo promover o livro e incentivar a leitura. Informações pelo telefone (63) 3212-9940.
O perigo de uma história única – resumo
O livro é resultado de uma versão da primeira fala de Chimamanda Ngozi no programa TED Talk, em 2009, o livro, dez anos depois, é um dos mais acessados da plataforma, com cerca de 18 milhões de visualizações. Nele, a autora questiona o que sabemos sobre outras pessoas? Como criamos a imagem que temos de cada povo? E destaca que o nosso conhecimento é construído pelas histórias que escutamos, e quanto maior for o número de narrativas diversas, mais completa será nossa compreensão sobre determinado assunto. É propondo a diversificação das fontes do conhecimento e cautela ao ouvir somente uma versão da história, que a escritora constrói a palestra que foi adaptada para livro.
Sobre a autora
Chimamanda Ngozi Adichie nasceu em 1977 em Enugu, Nigéria. É autora dos romances Meio sol amarelo (2008) – vencedor do Orange Prize, adaptado ao cinema em 2013 –, Hibisco roxo (2011) e Americanah (2014), além da coleção de contos No seu pescoço (2009). Sua obra foi traduzida para mais de trinta países. Atualmente vive entre a Nigéria e os Estados Unidos.
Livros em discussão (até novembro)
Julho – O Perigo de Uma História Única (Chimamanda Ngozi Adichie);
Agosto – Como Morrem os Pobres e Outros Ensaios (George Orwell);
Setembro – Os Miseráveis (Victor Hugo);
Outubro – Me Chame pelo Seu Nome (André Aciman);
Novembro – Caixa-preta – O Relato de Três Desastres Aéreos Brasileiros
(Ivan Santanna).
Vale lembrar que o Clube de Leitura Sesc é um encontro virtual que acontece sempre às últimas quintas-feiras de cada mês.
Clube de Leitura do Sesc
Ação cultural realizada pela Biblioteca e pela Promotoria Cultural em Literatura do Sesc Tocantins, o Clube de Leitura do Sesc tem como objetivo incentivar o hábito da leitura e promover o debate sobre obras literárias brasileiras e estrangeiras importantes. Suas edições acontecem sempre na última quinta-feira de cada mês, às 18h30, sendo, antes da pandemia, na Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte), sempre com entrada gratuita. Agora, via internet. Para participar, basta acessar o link no dia do evento com anotações e apontamentos sobre o livro do mês.
Biblioteca C.A. Palmas
Oferece um acervo bibliográfico com cerca de 14 mil exemplares, disponibilizando livros dos mais diversos gêneros, a Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte), dispõe de livros com títulos das diversas áreas do conhecimento, revistas, jornais e DVD’s, além de um acervo dedicado à cultura regional. Possui ainda uma biblioteca infantil que atende crianças de 05 a 12 anos. Além do acervo físico, os usuários dispõem de acesso à internet em computadores da Biblioteca ou através da rede Wi-fi e mesas para estudos coletivos e individuais, por meio de baia com computadores com acesso à internet para consulta e pesquisa literária.
Em tempos normais, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30 e, aos sábados, das 9h às 12h50. Por enquanto, devido à pandemia, está atendendo no sistema Drive-Thru.
O Sesc Tocantins, seguindo a política do Sesc Nacional quanto ao incentivo da Cultura em suas diversas formas, acredita que a leitura e o livro são ferramentas essenciais dessa política. Assim, além dessa ação cultural, oferece uma rede de bibliotecas nas principais cidades do Estado, e a unidade móvel BiblioSesc, que espalha a leitura pelos bairros de Palmas.
Sobre o Sesc
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.