Literatura e Cinema, diálogos possíveis será o tema debatido no projeto Literatura na Biblioteca promovido pelo Sesc

logo

Conecte conosco

Literatura e Cinema, diálogos possíveis será o tema debatido no projeto Literatura na Biblioteca promovido pelo Sesc

No dia 18 de agosto, a partir das 16h, o Sesc Tocantins irá realizar pelo canal institucional no Youtube (SESCTO) o diálogo literário Literatura e Cinema, diálogos possíveis com os professores José Carlos Freitas (Gurupi) e Cristiano Alves Barros (Araguaína). A mediação será feita pelo professor Roberto Amaral (Palmas). Informações pelo email [email protected] ou pelo telefone (63) 3212-9948.

“Literatura e Cinema: diálogos possíveis” propõe uma reflexão acerca das aproximações entre literatura e cinema, buscando compreender a relação existente entre a arte literária e a cinematográfica e suas possibilidades, semelhanças, diferenças, a partir dos projetos desenvolvidos por José Carlos em Gurupi e Cristiano Alves em Araguaína, ambos escritores e professores. A mediação do bate-papo será feita pelo escritor Roberto Amaral.

O Literatura na Biblioteca será no dia 18 de agosto, a partir das 16h, no canal institucional do Sesc Tocantins no Youtube (SESCTO).

Literatura na Biblioteca
O surge com o intuito de oferecer programação de literatura no espaço da biblioteca, oportunizando, dessa maneira, ao leitor conhecer e ser sensibilizado para leitura e descoberta de novos títulos e autores, gêneros e textos com estilística diferenciada, que provoque reflexão de temas cotidianos, para além de relações amorosas e conflitos familiares. Em especial, buscando valorizar autores e livros do estado do Tocantins.

José Carlos Freitas
Professor de Filosofia da Universidade de Gurupi – UnirG; graduado em Filosofia pela UNIOESTE de Toledo-PR; Mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense – UFF de Niterói-RJ; Doutorando em Letras pela Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT de Araguaína-TO. Autor dos livros de poemas Pequeno Tratado de Ateologia, Eitos e Leitos e de crítica literária Os Dançarinos do Arame – Lirismo e Resistência em Mário Quintana.

Cristiano Alves Barros
Graduado em Letras – Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Araguaína; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCULT) e atualmente Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL), realizando pesquisas referentes as relações entre literatura

Roberto Amaral
É escritor, poeta, ensaísta e professor. Autor de A teofania em Grande sertão: veredas (ensaio, Editora Espaço Acadêmico, 2020); Do mundo, suas delicadezas, (romance, Editora Penalux, 2017); 54 [+ uma] mulheres do baralho (poemas, Editora Cousa, 2015); Contos extraviados (contos, Butecanis Editora Cabocla, 2015), Uma Denise (romance, Editora Cousa, 2014), Le mot juste (romance, Orobó Edições, 2011) e Paul Ricoeur e as faces da ideologia (ensaio, Editora da UFG, 2008).

Organizador e autor do livro Leituras superviventes de “O burrinho pedrês” (artigos, RFB Editora, 2021); Participou da antologia Pulso da palavra – ensaios & poesias (Aquarela Brasileira Livros, 2021) e da antologia de contos Sem a loucura não dá – A poesia de Sérgio Sampaio em prosa (Editora Cousa, 2017). Assinou a coluna ‘O mal-entendido universal’ na Germina – Revista de Literatura e Arte e a coluna ‘Memorabilia’ na Revista Pausa.

Foi editor de Palávoraz – Literatura e Afins. Coordenou o Projeto de Cultura Café Literário em Diamantina (MG). Foi curador do Projeto Caravana Rolidey – Literatura na Estrada. Foi mediador de mesas em edições do Arte da Palavra do SESC. Despacha no blogue Tersites. Coordena o Projeto de Cultura Diálogos Literários em Palmas (TO) e o Nonada – Grupo de Estudos e Pesquisas da Obra de Guimarães Rosa.

É Pós-Doutor em Estudos Literários e Doutor em educação pela UFG. Professor do Curso de Licenciatura em Filosofia, do Curso de Pós-Graduação em Ética e Ensino de Filosofia e do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) da UFT, Campus de Palmas (TO).

Sobre o Sesc
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

Serviço
Cultura – Literatura na Biblioteca
Ação: Bate papo com os professores José Carlos Freitas (Gurupi) e Cristiano Alves Barros (Araguaína). A mediação será feita pelo professor Roberto Amaral (Palmas)
Tema: Literatura e Cinema, diálogos possíveis
Data: 18 de agosto
Horário: 16h
Local: Youtube (SESCTO)
Participação: gratuita

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA