Laurez Moreira presencia Encontro das Folias do Divino Espírito Santo: tradição centenária de Paranã

logo

Conecte conosco

Laurez Moreira presencia Encontro das Folias do Divino Espírito Santo: tradição centenária de Paranã

A comunidade de Paranã e região viveu, neste domingo, 22, um dos momentos mais marcantes do seu calendário religioso e cultural: o Encontro das Folias do Divino Espírito Santo, tradição centenária que mobiliza centenas de devotos da cidade e do entorno. O evento integra o Festejo do Divino Espírito Santo, realizado pela Paróquia São João Batista.

Cinco grupos de foliões realizaram o tradicional giro de 30 dias: folias das regiões da Gameleira, São Domingos, Maranhão, Capim do Boi e Santa Cruz, em uma jornada de fé, música e devoção. A cidade “parou” para receber os grupos em um grande encontro de celebração, religiosidade e pertencimento.

Entre os presentes, esteve o vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, que fez questão de destacar sua ligação com a região e o respeito à tradição. “Eu agradeço, de coração, pela forma como fui recebido. É um prazer imenso estar nesta terra abençoada, de tantas tradições lindas. Tenho andado o Tocantins de Norte a Sul, de Leste a Oeste, e uma das regiões que mais gosto de visitar é o Sudeste, porque aqui a gente sente de perto a força da tradição, da religiosidade e da fé do nosso povo. Estar aqui, nesse momento de festa, quando a fé se manifesta com tanta beleza, é uma alegria enorme. Paranã é um município que carrega uma das histórias mais bonitas do nosso estado, foi uma das primeiras regiões habitadas e tem uma contribuição fundamental na construção do Tocantins. O Sudeste é berço de cultura, de pioneirismo e de gente que tem muito a ensinar. Para mim, Paranã representa tudo isso: história, cultura e um povo profundamente religioso. É, sem dúvida, uma grande referência para o Tocantins.”

O imperador do festejo, Dr. Brenner Brandão, também agradeceu a presença do vice-governador, ressaltando a relevância cultural e espiritual do evento. “Um prazer para nós, comunidade de Paranã, receber hoje nosso vice-governador do Estado, Laurez Moreira, nos prestigiando aqui na chegada das Folias do Divino Espírito Santo. As Folias do Divino são uma manifestação religiosa, cercada de uma imensa variedade cultural, que todos esses municípios da região Sudeste do Estado cultivam, ligadas ao Dia de Pentecostes na Igreja Católica. E para nós, receber o vice-governador nesse momento engrandece e nos envaidece muito como cidade, como região, e valoriza a nossa fé católica. Muito obrigado, vice-governador, por estar aqui conosco.”

O pároco da Paróquia São João Batista, padre Alailson Borges da Silva, destacou o papel evangelizador da folia. “A chegada das Folias é um evento que marca a história do povo de Paranã. É uma tradição centenária. Durante 30 dias, as folias percorrem o sertão deste extenso município, e hoje a cidade de Paranã ‘para’ para acolher e receber o Divino Espírito Santo. Essa tradição tem um valor enorme, porque houve um tempo em que a cidade não contava com um padre residente. E foram justamente as folias que mantiveram viva a evangelização no sertão. Os foliões representam aquele pedido que Jesus faz na Bíblia: ‘Ide por todo o mundo e evangelizai’.”

A ex-prefeita de Paranã, Edymée de Cássia, que foi a capitã do mastro deste ano, ressaltou a importância de preservar a tradição e reconheceu a sensibilidade de Laurez com o município. “Para a cultura de Paranã é muito importante. Agora a gente tem que lutar para preservar. E a presença do nosso vice-governador Laurez nos ajuda nesse fortalecimento. É uma pessoa que conhece a realidade do município, que tem uma grande sabedoria pra lutar com o próximo. Isso eu falo porque sempre eu presencio por onde encontro. É uma bênção ele sempre estar presente aqui nos eventos de Paranã.”

O folião Edemércio Lopes Chaves fez questão de registrar o reconhecimento à presença e ao apoio de Laurez. “Quero aqui, em nome dos foliões, não só de Paranã, mas de todo o Tocantins, agradecer ao vice-governador Laurez pela presença em todas as chegadas de folia, em todos os encontros. É um vice-governador que vem apoiando a nossa tradição. Nós ficamos muito contentes, porque passamos por um tempo esquecido, e hoje temos um representante no Estado. Governador Laurez, muito obrigado. Que o Divino Espírito Santo ilumine o senhor e abençoe toda a sua equipe. O senhor esteve em Natividade, em Monte do Carmo, aqui em Paranã, em São Valério, no Festejo da Lapa, e eu tenho certeza que o Tocantins inteiro o senhor vai estar representando nessa cultura. Eu, Edemércio Lopes Chaves, tenho muito orgulho disso.”

Moradora de longa data, Ana Maria Guedes Benevides também celebrou a presença do vice-governador e a força da tradição. “Eu já fiz essa festa seis vezes, nasci e me criei aqui em Paranã. Sempre foi a nossa cultura, esses festejos. Primeiro a gente festeja o padroeiro, São João Batista, e depois o Divino Espírito Santo. É a festa da cidade, ela movimenta os corações de todos os munícipes. Todo mundo aqui fica um ano na expectativa do novo festejo. É a maior alegria nossa. E este ano, com a presença do nosso vice-governador Laurez, ainda mais que ele já é conhecido aqui. A gente conhece a trajetória dele como prefeito de Gurupi. É muito bom.”

O Festejo do Divino Espírito Santo em Paranã segue nos dias 25 e 26 de junho. A programação inclui a procissão fluvial nos Rios Palma e Paranã, o levantamento do mastro, a coroação do imperador e a celebração da missa na Igreja Matriz.

Estiveram presentes na festividade o prefeito de Paranã, Fábio da Farmácia; o vereador Wilton do Gás; o deputado estadual Gutierres Torquato; o vereador de Gurupi, André Caixeta; o ex-prefeito de Paranã, Edson Lustoza; e o ex-vereador Anizan Pereira.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.