A mulher recebe atenção especial em Gurupi. Na atual gestão municipal das 12 secretarias, seis são comandadas por mulheres.
Marta Barbosa no Desenvolvimento Urbano, Zenaide Dias na Cultura, Marimar Aiala na Comunicação, Joelma Guedes no Trabalho e Ação Social, Suely Aguiar na Saúde e Regiane Cruz no Idoso, além de Rita Cavalcante a frente do Ipasgu e GurupiPrev conduzem o destino de Gurupi.
A vice-prefeita da cidade é Dolores Nunes. Candidata à reeleição, repetindo a parceria com o Prefeito Laurez Moreira, é a única mulher candidata na chapa majoritária em Gurupi.
Representatividade
Em reunião com mulheres no Setor Aeroporto, a vice-prefeita, Dolores Nunes, frisou: “Tudo que Gurupi precisa é Laurez Moreira”.
Laurez destaca a importância da representatividade da mulher na política. “É necessário que a sociedade esteja representada no poder público. As mulheres são maioria no eleitorado brasileiro e precisamos ampliar os espaços para elas na política. Em Gurupi competência e trabalho marcam nossa gestão e isso deve às mulheres que integram nosso quadro”, comemora.
Centro de Integração da Mulher
A comunidade também conta com o Centro de Integração da Mulher que oferece os cursos de cabeleireiro, manicure e pedicure, corte e costura, depilação, design de sobrancelha, maquiagem e penteado.
Miriam Peixoto faz o curso de manicure. Ela considera de grande importância a capacitação. “Estou buscando algo melhor para a minha vida”, afirma.
Ela frisa a construção dos Cemei’s (Centro Municipal de Educação Infantil) que beneficia as pessoas mais humildes. A mãe pode deixar o filho numa creche bem estruturada e ter a tranquilidade para trabalhar. “Antes não tínhamos creches como temos agora. Tenho dois sobrinhos nesses Cemeis. Lá, além dos ensinamentos aprendem a ser mais humildes e a amar o próximo”, afirma.
_______________________