logo

Conecte conosco

Lançamento dos Jets e Parajets reúne alunos que se destacaram nas competições em 2018

O governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), lançou na tarde desta quinta-feira, 4, a 29ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e também a 6ª edição dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), no auditório do Palácio Araguaia em Palmas.

No Palácio, compareceram representantes das 13 Diretorias Regionais de Educação acompanhados dos assessores técnicos de desporto educacional de cada regional. O auditório esteve lotado, e os homenageados foram os atletas que participaram das competições no ano de 2018.

Adriana Aguiar, secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, elogiou o evento e apontou vantagens no trabalho pedagógico envolvendo o esporte. “Esporte e educação devem caminhar juntos para se ter sucesso na aprendizagem. Articular a educação básica, socializando os estudantes por meio do esporte, preenche o tempo deles e contribui para tirá-los da ociosidade. As atividades esportivas, nas diversas modalidades, os tornam cidadãos mais conscientes e preparados para a vida”, pontuou.

Leilane Asakradi, atleta do Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio, de Tocantínia, escola jurisdicionada à Diretoria Regional de Educação de Miracema, esteve com seu time que foi campeão nos Jets do ano passado. Para ela, o trabalho em conjunto contribui muito em diversas áreas. “Estou aqui com mais nove amigas jogadoras. Além desse evento ajudar no nosso desenvolvimento, podemos fazer mais amizades, e com isso trocar ideias sobre os jogos. A gente se sente mais segura quando estamos juntas para os treinos. Espero alcançar melhores resultados nesse jogos”, destacou.

Segundo Vanderlino dos Santos, o “Deínha”, técnico do time de Tocantínia, é um desafio muito bom ser técnico de uma equipe composta somente por mulheres indígenas da etnia Xerente. “Fomos campeões regionais no ano passado, e vencemos também a fase estadual. Competimos em Manaus, na fase Regional. A grande motivação para isso tudo foi ver as meninas participando de um grande evento. Aproveitamos esse momento agora para incentivar cada vez mais a participação de todos nos jogos”, comentou.

Ilquias Lopes, para-atleta, falou sobre suas conquistas e competições que participou. “Sou para-atleta do projeto Reviver, convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para representar o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens. Isso é fruto da participação primeiramente nos Jogos Paradesportivos Estudantis do Tocantins, evento realizado pela Seduc. Após disputar competições estaduais , representei o Estado em competições nacionais, me destacando em vitórias importantes no Circuito Caixa Loterias de Paratletismo, em Brasília e São Paulo”, destacou.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA