Os kits de alimentos e de produtos de higiene pessoal começaram a ser entregues nas unidades de ensino da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Araguaína na quarta-feira, 1º, e na quinta-feira, 2, começou a distribuição para os estudantes matriculados na rede estadual de ensino. Na DRE de Araguaína são mais de 30 mil alunos matriculados em 72 unidades escolares estaduais.
A ação desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), tem como foco principal manter o equilíbrio alimentar dos estudantes, conforme explicou a titular da Pasta, Adriana Aguiar. “Quando falamos de educação, estamos falando de uma série de fatores que abrangem o processo de ensino e aprendizagem. A alimentação é um dos pontos que está diretamente ligado a esse processo. Como muitos estudantes têm na alimentação escolar sua principal refeição, estamos auxiliando as famílias dos estudantes com a distribuição dos kits”.
As entregas estão seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, conforme esclareceu Mariano Soares da Costa, diretor do Colégio Estadual Guilherme Dourado, local onde serão entregues 1.424 kits. “Apenas três pessoas entram na escola por vez para receber os kits e mantêm uma distância de dois metros na fila. Além disso, recomendamos que pessoas do quadro de risco não venham fazer a retirada dos kits e que não tragam crianças. Estamos fazendo as entregas por turmas”.
Com investimentos de mais de R$ 6 milhões, foram adquiridos mais de 157 mil kits de alimentos para serem distribuídos a cada um dos estudantes matriculados nas escolas da rede estadual. “Uma iniciativa muito importante, não só para mim, que tenho dois filhos matriculados na rede estadual. Lá em casa são cinco pessoas, eu sou cabeleireira, mas estamos todos sem trabalhar por causa das restrições da pandemia”, contou Silvana Martins dos Santos, após receber os alimentos, nesta sexta-feira, 3.
Os kits de alimentos são compostos pelos seguintes itens: 5kg de arroz, açúcar, sal, óleo, macarrão, feijão, flocão de arroz, sardinha, extrato de tomate e bolacha. Além disso, também estão sendo entregues kits de higiene, contendo escova de dente, creme dental e sabonete, recebido gratuitamente pelo Governo do Estado da multinacional Colgate. Também constam materiais de orientação de prevenção ao coronavírus e de higiene.