Na tarde deste sábado dia (04/12), o Juiz da 2ª Zona Eleitora, Dr. Nilson Afonso, determinou o afastamento da prefeita de Gurupi Josi Nunes (PSL) e do seu vice Gleydson Nato (PSL). O afastamento da gestora do cargo é que segundo a sentença, o governador afastado Mauro Carlesse teria utilizado recursos públicos para beneficiar Josi Nunes nas eleições municipais de 2020.
Segundo o site G1 Tocantins, afirma que segundo o juiz da 2ª Zona Eleitoral, Dr. Nilson Afonso, foram verificadas condutas ilícitas por parte do governador afastado Mauro Carlesse durante a campanha de Josi Nunes e que a decisão é baseada em uma denúncia formalizada de Gutierrez Torquato (PSB) e de Eduardo Fortes, candidatos a prefeito e vice derrotados em Gurupi.
Ainda segundo o site G1 Tocantins, a sentença afirma que a inelegibilidade deve valer por oito anos, a partir da campanha eleitoral de 2020. O juiz diz que “a presente decisão deverá ser cumprida somente após o trânsito em julgado”.
Em nota, a prefeita Josi Nunes declarou que recebeu a decisão da justiça com muita serenidade e que a sentença não possui efeito imediato. Portanto, ela permanece Prefeita e Gleyson Nato Vice-prefeito de Gurupi.
Confira a nota na íntegra:
COMUNICADO
A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e o vice-prefeito, Gleydson Nato, vem a público esclarecer que recebem com muita serenidade a decisão de 1ª instância divulgada neste sábado, 04, e reafirmar que a sentença não possui efeito imediato. Portanto, permanecem Prefeita e Vice-prefeito de Gurupi.
Informam que as medidas judiciais cabíveis já estão sendo providenciadas para reverter a sentença.
Assim, reiteram seu compromisso com a população gurupiense que os elegeu democraticamente com a grande maioria dos votos. E, afirmam que seguem trabalhando com a mesma seriedade e comprometimento, certos de terem agido dentro da legalidade.
Gurupi, 04 de dezembro de 2021.
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Gurupi