Josi Nunes, candidata a prefeita de Gurupi pela Coligação Agora é a Hora, e seu vice, Gleydson Nato, possuem uma política arrojada para dar mais oportunidade para a juventude em Gurupi. Entre as propostas está a criação do Programa de Estágios dentro dos órgãos municipais e de cursinhos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como forma de acesso às universidades.
“O que o jovem gurupiense precisa hoje é de oportunidade. É papel do Poder Público criar essas políticas que incluam a juventude dentro desse contexto, refletindo sobre os desafios que eles têm enfrentado no cotidiano, sobre as dificuldades de formação educacional e para entrar no mercado de trabalho”, destacou Josi.
Josi e Gleydson vão estabelecer parcerias com as instituições de ensino para a oferta de cursos de capacitação com objetivo de incentivar o jovem a ser empreendedor e vão também realizar oficinas de capacitação para juventude fomentando assim o acesso ao primeiro emprego.
“Também vamos criar um programa de profissionalização com universidades e o Sistema S formando uma rede de educação utilizando os contra turnos, a cultura, o esporte, a ciência e a inovação para a profissionalização, além de instituir um programa de bolsas, em parceria com a iniciativa privada, para incentivar o primeiro emprego e ampliar a qualificação profissional dos adolescentes na modalidade aprendiz”, garante Josi.
Outra proposta do Plano de Governo de Josi e Gleydson é implantar um programa de estágio para jovens cientistas nas diversas áreas do setor público municipal e a criação do Programa Jovem Microempreendedor.
Também integram as propostas de Josi e Gleydson a criação de um calendário com atividades e eventos para a juventude; o desenvolvimento de ações junto ao Governo do Estado para manutenção da Casa do Estudante; a implantação de um programa digital para jovens de baixa renda; a criação do Fórum Municipal da Juventude; e a realização do Programa Jovem Parlamentar Municipal.
“Temos as melhores propostas para a juventude de Gurupi e é por isso que faço esse compromisso de devolver a esses jovens o seu protagonismo dando a eles acesso a oportunidades de emprego, educação, esporte, debate e tudo aquilo que for necessário para a sua formação e crescimento pessoal e profissional”, afirma Josi.