logo

Conecte conosco

Josi Nunes participa de visita técnica e reunião para avaliar implantação da UnirG em Dianópolis

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, participou nesta quinta-feira (01), de uma visita técnica juntamente com os gestores da Universidade de Gurupi – UnirG, em Dianópolis para avaliar a viabilidade de instalação de um Campus da UnirG na região Sudeste do Estado para oferta do curso de medicina. O assunto também foi discutido em uma reunião com a presença do governador Mauro Carlesse e outras lideranças. 

Acompanhada pelo prefeito de Dianópolis, José Salomão, do presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda e da reitora da UnirG, Sara Falcão, a prefeita visitou a estrutura que a Prefeitura de Dianópolis cederá à instituição para as futuras instalações. A ideia é fazer com que o local atenda a instituição inicialmente por dois anos, incluindo parte administrativa e salas de aula, e posteriormente, outro local será cedido pela gestão local para instalação de laboratórios e oferta de outros cursos.

Após a visita técnica, uma reunião foi realizada no Colégio João D’Abreu para tratar sobre o assunto com a presença do Governador do Tocantins, Mauro Carlesse e do Vice-governador Wanderlei Barbosa, que cumpriram agenda do governo em Dianópolis. Também participaram da reunião, a secretária estadual da Educação, Juventude e Esportes,  Adriana Aguiar, os deputados estaduais Ricardo Ayres, Olyntho Neto, Vanda Monteiro e Cleiton Cardoso, além de prefeitos e vereadores de cidades do Sudeste do Estado que também serão beneficiadas com a UnirG instalada na região.

Para a prefeita Josi Nunes, foi um importante passo para verificar a viabilidade da oferta de cursos da UnirG na cidade. “A equipe da UnirG vai verificar se a estrutura que o prefeito está disponibilizando é adequada. A partir daí, começa todo um processo para a implantação da universidade. Tem um trâmite pela frente, mas é algo que queremos que seja concretizado, nossa gestão tem todo o interesse”, afirmou.

O prefeito José Salomão, que já esteve em Gurupi no mês de maio para solicitar a instalação da UnirG em Dianópolis, reforça que a oferta do curso de medicina na cidade será a realização de um grande sonho. “A vinda da prefeita Josi, da equipe da Unirg e do governador Carlesse tem um significado muito grande, pois todos estão unidos neste propósito, É um sonho ver Dianópolis se tornar uma cidade universitária, pois tudo depende da educação, que é a mola propulsora de progresso, desenvolvimento e conquistas”, relatou.

O presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, afirmou que além da avaliação da estrutura, também será feito um estudo de viabilidade técnica para nortear a instituição sobre os cursos que poderão ser oferecidos. “Viemos com engenheiro para avaliar se a estrutura oferecida atende as necessidades, e também será feito um estudo técnico de viabilidade dos cursos para saber da população local quais os cursos que a região carece e que podem ser ofertados”, explicou.

A Reitora da UnirG, Sara Falcão, comentou sobre o trâmite para que o projeto se torne realidade. “Há todo um processo, a gente vem ao município, estuda a viabilidade da implantação do curso e aí começa a construção do projeto pedagógico do curso, aprova pela instância do Conselho Superior da Instituição e ao mesmo tempo a gente trabalha a infraestrutura do local, para que o Conselho Estadual de Educação (CEE) realize uma visita e possa liberar tanto a parte pedagógica quanto a estrutural”, explicou.

O governador Mauro Carlesse ressaltou a importância da UnirG na região e garantiu empenho da sua gestão para apoiar na agilidade do projeto. “Essa expansão tem uma importância muito grande, a UnirG é uma instituição que tem que se espalhar pelo Estado. A nossa gestão irá ajudar no que for preciso para viabilizar a efetividade deste projeto para que tenhamos o mais rápido possível a UnirG aqui nesta região, eu espero que já no próximo ano tenhamos este curso de medicina sendo ofertado em Dianópolis”, frisou.

Ao final da reunião, um protocolo de intenções foi assinado entre as autoridades presentes para firmarem o compromisso pelo empenho no andamento do projeto de implantação da UnirG em Dianópolis.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.