No próximo sábado (23), o senhor Job Barbosa vai comemorar os 100 anos de idade. A festa acontece em Gurupi, no sul do Tocantins, cidade onde ele mora com a família.
O centenário é um exemplo para muita gente, apesar da boa idade, ele ainda tem muita energia e história para contar. A saúde é de dar inveja em muita gente. Ele anda bicicleta, faz caminhadas, gostar de se reunir com amigos todo fim de tarde para conversar e jogar dominó entre outras atividades.
Job Barbosa é natural de Porto Franco no Maranhão e é o filho mais novo entre 12 irmãos. A mãe dele dona Joana Barbosa faleceu 15 dias depois do nascimento de Job e por causa disso, a família teve que deixar Job com uma tia, com quem foi criado até os 15 anos.
Depois disso, Job foi trabalhar em fazendas na região de
Porto Franco, onde fazia serviços em lavouras e comercializava gado. Aos 20 anos casou-se com sua prima, Alvina Barbosa, na cidade de Pedro Afonso, ainda Estado de Goiás. Lá viveram mais de 50 anos e tiveram 19 filhos.
Job já tem netos, bisnetos e até tataranetos que fazem parte dessa bela história.
História que ganhou um livro.
Em julho do ano passado, o jornalista Clifton Morais, lançou um livro sobre a história de Job Barbosa. O lançamento aconteceu um dia antes da comemoração nos 99 anos.
A obra conta toda a trajetória de Job, desde o seu nascimento até a vinda dele á Gurupi. As lutas que enfrentou trabalhando praticamente toda a vida na roça. Além disso, quem lê a literatura se diverte com as histórias engraçadas do centenário.
_____________