logo

Jeito de Mulher | programa que capacita mulheres para o mercado de trabalho será retomado no Tocantins

O programa visa atender preferencialmente mulheres de baixa renda, na condição de desemprego ou subemprego, e aquelas que almejem a inserção no mercado de trabalho

Uma articulação da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) junto à Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres garantiu a continuidade do Programa Jeito de Mulher no Tocantins.

O projeto, que capacita mulheres gratuitamente para o mercado de trabalho, especialmente para áreas tradicionalmente de presença masculina, já capacitou 285 mulheres para o mercado de trabalho no Estado, nas cidades de Palmas, Gurupi, Araguaína, Araguatins, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Dianópolis e Guaraí.

A prorrogação da execução do programa foi publicada na edição do último dia 30 de abril, no Diário Oficial da União, que trouxe o dia 24 de abril de 2020 como a nova data limite para execução total do programa.

O Secretário Executivo da Setas, Tiago Costa, explica que Secretaria Nacional atendeu prontamente a solicitação da pasta. “Explicamos que houve dificuldade na execução do projeto, especialmente no processo de licitação para contratação das empresas especializadas para ministrar os cursos e também o ano atípico pelo qual o Estado passou, com eleição suplementar em dois turnos, seguida de outra eleição regular de mais dois turnos”, comenta Tiago Costa.

Com o novo prazo para execução, o cronograma do Programa Jeito de Mulher será retomado e já entra em fase de licitação para selecionar as empresas para os cursos de capacitação. Nesta nova fase, o programa deve capacitar mais 150 mulheres para o mercado de trabalho. Os recursos são na ordem de R$ 412.331,75, com contrapartida do Governo do Estado.

Jeito de Mulher 

Além de participarem dos cursos gratuitamente, as alunas recebem vale transporte, lanche,  material didático e os equipamentos de segurança necessários para as aulas práticas.

Cronograma de Cursos por cidade

↘ Produção de derivados do leite – Araguatins, Dianópolis, Porto Nacional, Guaraí, Gurupi e Paraíso do Tocantins

↘ Mecânica de manutenção de motocicletas – Gurupi e Porto Nacional

↘ Pedreiro – Palmas e Porto Nacional

↘ Mecânico de motor a gasolina e álcool – Palmas

↘ Mecânico de injeção eletrônica – Palmas

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.