A candidata a prefeita defendeu a criação de um Parque Tecnológico em parceria com o governo estadual, a desburocratização e o apoio às micro e pequenas empresas através do banco do povo. Além disso, Janad sugeriu a instalação de creches nas indústrias para aumentar a participação feminina no mercado de trabalho e entregou seu plano de governo ao presidente da Fieto, destacando a abertura para contribuições.
“Precisamos destravar o desenvolvimento industrial fortalecendo as parcerias com o município, empresas privadas, universidades e o Sistema S para qualificação da nossa mão de obra. Palmas pode muito mais!”, declarou Janad Valcari (PL), durante o encontro de prefeituráveis promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), realizado no auditório do Senai, nesta terça-feira, 3. A candidata a prefeita de Palmas destacou a importância de uma gestão comprometida em fortalecer a economia através da industrialização, inovação e desburocratização.
Durante o encontro, Janad criticou a falta de ação da gestão atual, que resultou na paralisação de importantes projetos industriais. “Temos o projeto do Parque Tecnológico parado há 1.475 dias por falta de visão e vontade de fazer. A Cidade do Automóvel, com R$38 milhões na conta, também está travada pela falta de parceria entre o município e o estado. Precisamos de uma gestão que destrave esses projetos e impulsione o desenvolvimento de Palmas”, afirmou.
Ela propôs a criação de um Centro de Oportunidades, em conjunto com universidades e o sistema S, para qualificar a mão de obra local e atender à demanda do setor industrial. “Sem uma mão de obra qualificada, a indústria de Palmas não conseguirá avançar. Hoje, nossa mão de obra qualificada é um artigo de luxo. Precisamos criar um Centro de Oportunidades, em parceria com as universidades e o sistema S, para formar profissionais que supram essa carência e fortaleçam nossa indústria,” ressaltou Janad.
Janad também propôs a desburocratização dos processos de abertura e manutenção de empresas para facilitar o desenvolvimento econômico da cidade. Ela defende que a gestão municipal deve adotar o princípio da boa-fé com o setor para auxiliar na manutenção e prosperidade das empresas. “Queremos desburocratizar, apoiar e organizar. O que eu não puder ajudar, eu não vou atrapalhar. Palmas pode muito mais se trabalharmos juntos: município, empresas privadas e o sistema S,” garantiu.
Outro ponto destacado foi o apoio às micro e pequenas empresas por meio do Banco do Povo. Janad defendeu o fortalecimento dessas empresas, que hoje representam quase 90% do mercado local. Ela também sugeriu a instalação de creches nas indústrias, em parceria com o município, e justificou que a medida aumentaria a participação das mulheres no mercado de trabalho.
A candidata ainda destacou a localização estratégica da capital, que apresenta um ambiente propício ao crescimento industrial e impulsionamento da economia. “Estamos prontos para transformar Palmas na capital do Matopiba. Com visão e parceria, podemos fazer muito mais”, disse. Ao final do debate, Janad recebeu a carta da indústria e entregou em mãos ao presidente da Fieto, Roberto Pires, o seu plano de governo, que está aberto a colaborações.