Com participação ativa dos quilombolas da Barra da Aroeira, a penúltima Consulta Pública do PPA 2024-2027 contou com quase 700 pessoas
A penúltima Consulta Pública do PPA 2024-2027 contou com grande participação dos Jalapoeiros e elegeu prioridades que atendem toda a região do Jalapão, tendo um olhar especial para os quilombolas, que tiveram participação ativa nos eixos de discussão e conseguiram colocar sua principal prioridade entre as três principais.
Foram quase 700 pessoas credenciadas para a Consulta Pública realizada nessa terça, 12 de setembro, em Novo Acordo. Divididas em 7 eixos temáticos, a comunidade da regional Jalapão, composta por 9 cidades, discutiu e elegeu os desafios de cada temática para melhorar a vida de toda a comunidade.
Os principais desafios, eleitos na plenária final por todos os participantes, representam as demandas mais urgentes da região e refletem os desejos da população para os próximos quatro anos, apontando um futuro próspero e de maior qualidade de vida.
Resultados
A Prioridade das Prioridades, eleita pela comunidade, foi a Criação do Hospital Regional da Região Jalapão, do Eixo Saúde e Bem-Estar. Essa é uma demanda para atender a comunidade, gerar emprego e renda e melhorar a condição da população, beneficiando, de forma indireta, o turista, e oferecendo saúde para todos.
O Eixo de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, que teve maior número de participantes, garantiu a eleição do desafio: Valorizar os profissionais da Educação.
Um marco desta edição foi a grande representatividade quilombola no evento. Com isso, o desafio Viabilizar a demarcação dos Territórios Quilombolas, do Eixo Gestão Pública e Governança, foi o terceiro mais bem votado.
Melhorar a manutenção das rodovias estaduais não pavimentadas foi o escolhido do Eixo Infraestrutura Econômica e Urbana, uma demanda que atende as regiões mais distantes do Jalapão.
Modernizar e ampliar a infraestrutura tecnológica, logística, equipamentos, instalações e aumentar o efetivo das forças de segurança pública e sistema socioeducativo, foi o desafio escolhido pelo Eixo Segurança, Assistência Social e Cidadania.
Do Eixo Desenvolvimento Produtivo, Emprego e Renda, o desafio eleito foi Promover a melhoria da infraestrutura turística.
Aperfeiçoar o processo de licenciamento, monitoramento, inspeção e fiscalização ambiental foi a escolha do Eixo Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.
PPA na prática
A partir dos desafios eleitos em cada eixo temático, o Governo do Tocantins vai elaborar a proposta do PPA 2024-2027, contemplando objetivos, metas e ações para tornar as prioridades eleitas uma realidade de Governo. O PPA é o balizador do orçamento público e as ações contempladas no seu planejamento são as diretrizes dos próximos 4 anos do Estado.
Cronograma
As consultas públicas tiveram início em Araguatins no dia 14 de abril e já foram realizadas nove edições, de norte a sul do Tocantins. A caravana do Governo do Tocantins está trabalhando para ouvir os principais desafios e demandas da comunidade de todas as regiões. Com o lema Ouvir para Cuidar, a primeira consulta ocorreu no dia 14 de abril e seguiram nas seguintes cidades: Araguatins (14 de abril); Araguaína (26 de maio); Colinas (2 de junho); Divinópolis (23 de junho); Taguatinga (28 de junho); Dianópolis (30 de junho); Gurupi (4 de agosto); Pedro Afonso (5 de setembro) e Novo Acordo (12 de setembro).
A última Consulta Pública do PPA fecha o total de 10 Consultas Públicas e ocorre nesta sexta-feira, 15 de setembro, em Palmas, no Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, a partir das 8 horas. Participe da última Consulta Pública do PPA 2024-2027 e dê voz aos seus anseios e aos seus desejos para o futuro do Tocantins.