Pré-candidato a prefeito de Dianópolis, Jailton Bezerra projeta a possibilidade da região Sudeste do Tocantins ter forte crescimento econômico devido ao desenvolvimento de atividades produtivas da região que estão progredindo nos últimos anos, à exemplo do Turismo, Agronegócio, Mineração, entre outras.
“A região Sudeste tem tudo para ser a região mais rica do Tocantins, com recursos disponíveis para serem trabalhados e aperfeiçoados, sejam eles naturais, humanos e materiais. Por exemplo, nossa região pode ser referência em energia, tanto a solar, quanto aquela produzida pelas PCH (Pequenas Centrais Hidrelétricas)”, comenta.
Em 2018, o Governo do Estado apresentou o Atlas Solarimétrico, no qual apontou que a região Sudeste é o local com a maior incidência solar no estado do Tocantins, propícia ao desenvolvimento da produção de energia solar.
Turismo – “As Serras Gerais tem apresentado um destaque cada vez maior nos cenários Estadual e Nacional e vem se consolidando como uma das áreas turísticas mais estratégicas do Estado, ao lado do Jalapão. Potencializar os atrativos naturais e as pessoas que neles trabalham devem ser o foco em políticas de desenvolvimento regional”, aposta Jailton Bezerra, ao enfatizar que o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo, tem fomentado o turismo na região e auxiliado os profissionais envolvidos na área.
Agronegócio e Mineração – A região Sudeste tem apresentado atividades de mineração, como a extração de calcário e fosfato, importante para a produção de fertilizantes. Além disso, empresas da área de transição energética de pedras preciosos tem investido na região, ao gerar assim oportunidades de emprego e renda.
“A região Sudeste é a nova fronteira mineral do país com potencial elevado para minerais críticos e estratégicos como Calcário, Fosfato, Terras Raras, Manganês entre outros, o que exige que povo escolha suas lideranças políticas com atenção, pois o desenvolvimento está chegando , e com ele vem as estradas, pontes, energia e , muito importante, os empregos”, disse Jailton, que destaca ainda o solo rico e um agronegócio sólido.
Agronegócio – “Não podemos deixar de destacar também os avanços da pecuária na região, onde o confinamento de bovinos tem crescido bastante e ganhando novos adeptos. Numa outra realidade, destaco também a consolidação do Projeto Manoel Alves, considerado um dos maiores projetos de irrigação com participação do poder público no Brasil, favorecendo produtores de frutas e a produção de alimentos para o consumo local e a exportação”, destaca.
Avanços – Por fim, Jailton explica os grandes desafios para a região avançar ainda mais. “Estruturar ainda mais nossa logística, ao melhorar assim nosso escoamento, e principalmente promover a capacitação e qualificação profissional de nossa gente, para que possamos estar preparados para atender as atividades em execução na região e aquelas que ainda irão chegar”, finaliza, ao enfatizar que o Governo do Estado tem avançando e aperfeiçoada a logística, com vistas a favorecer as atividades produtivas.