Israel Kawê é reeleito prefeito de Formoso do Araguaia junto com Ronison Parente com 43,32% dos votos válidos

logo

Conecte conosco

Israel Kawê é reeleito prefeito de Formoso do Araguaia junto com Ronison Parente com 43,32% dos votos válidos

Pecuarista vence disputa contra Guilherme Gama (Republicanos) e Mano da Auto Elétrica (PL), e assume mandato de quatro anos no município.

Israel Kawê, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), foi reeleito neste domingo (06) prefeito de Formoso do Araguaia. Ele conquistou 43,32% dos votos válidos, superando seus adversários, Guilherme Gama, do Republicanos, que obteve 36,27%, e Mano da Auto Elétrica, do Partido Liberal (PL), que ficou com 20,41%. Kawê, que já estava à frente do município desde maio deste ano, agora governará Formoso do Araguaia pelos próximos quatro anos.

Vitória nas urnas e desafios pela frente

Com um total de 4.817 votos a seu favor, Israel Kawê reafirma sua liderança em Formoso do Araguaia. O pecuarista de 56 anos, natural de Ceres (GO), chega ao cargo com o apoio da coligação “Formoso na direção certa”, formada por PSB, MDB, União, PRD, Pode e a Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV). Kawê possui um histórico de atuação na administração pública, tendo assumido a prefeitura em 29 de maio, após decisão judicial que cassou o então prefeito Heno Rodrigues e o próprio Kawê, que era vice-prefeito na época.

Vice-prefeito eleito e composição da coligação

Ao lado de Israel Kawê, o advogado Ronison Parente Santos, de 54 anos, do MDB, foi eleito vice-prefeito. Ronison, natural de Formoso do Araguaia, integra a mesma coligação “Formoso na direção certa”, que une forças políticas de diversas legendas, como PSB, MDB, União, PRD, Pode e a Federação Brasil da Esperança.

Retorno ao cargo por decisão judicial

A vitória nas urnas coroa um ano desafiador para Israel Kawê. Em maio, ele havia reassumido a prefeitura após ser cassado pela Câmara Municipal junto com o então prefeito Heno Rodrigues. A decisão judicial do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio do desembargador Helvécio Brito de Maia Neto, determinou que Kawê voltasse ao comando do município, suspendendo os efeitos da cassação.

Patrimônio declarado

Israel Kawê declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um patrimônio de R$ 1.707.719,09, composto em sua maioria por bens ligados à sua atuação como pecuarista.

Vereadores eleitos

↘ REPUBLICANOS – CACIQUE MICAEL JAVÁE – Eleito por QP – 388 votos

↘ UNIÃO – ENFERMEIRO GILVAN MILHOMEM – Eleito por QP – 377 votos

↘ REPUBLICANOS – CRISTINA REZENDE – Eleito por média – 359 votos

↘ PP –  CHERIM – Eleito por QP – 349 votos

↘ PP – SEBASTIAN DA GRÁFICA – Eleito por média – 346 votos

↘ PV – JOÃO LUIZ BONANZA – Eleito por QP – 342 votos

↘ PT – DIJALMA DA VIDRAÇARIA – Eleito por média – 339 votos

↘ MDB – GABRIEL BEZERRA – Eleito por QP – 329 votos

↘ UNIÃO – PAULO SERGIO – Eleito por QP – 288 votos

↘ UNIÃO – PROFESSORA ISABEL ROCHA – Eleito por média – 276 votos

↘ PDT – ALESSANDRO AZEVEDO – Eleito por média

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA