Indicadores apontam menor tempo e quantidade de interrupção de energia no estado
Considerada a segunda melhor distribuidora de energia pelo ranking de continuidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – prêmio concedido em maio de 2022 – a Energisa Tocantins fechou o primeiro semestre de 2022 com o fornecimento de energia constante por 99,83% do tempo. O resultado é fruto dos investimentos em novas obras, modernização do sistema elétrico da região, capacitação das equipes e manutenções preventivas na rede elétrica que alcança os quatro cantos do estado.
Para mensurar esse resultado, dois indicadores são medidos continuamente: o DEC – Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora, usado para medir as horas que os clientes ficam sem energia; e o FEC – Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora, que mede a quantidade de vezes que o fornecimento foi interrompido.
No total de 4,3 mil horas que compõem os seis primeiros meses do ano, os tocantinenses ficaram sem energia por apenas 8 horas. Já a quantidade de vezes que a falta de luz foi sentida no Tocantins ficou em 2,85 vezes nesse período. Ambos os números estão bem abaixo do previsto como alvo pela Aneel para o Estado. O que demostra excelência nas entregas e indicadores regulados. “Saltamos da 19ª posição, em 2016, para o segundo lugar no ranking da Aneel. Essa melhoria é expressiva e demonstra o quanto os nossos investimentos no estado estão rendendo bons resultados para os tocantinenses. Hoje, nossos clientes desfrutam de um fornecimento seguro e de qualidade, e a nossa expectativa é que essa melhoria seja constante”, afirma Alessandro Brum, diretor-presidente da Energisa Tocantins.
Para alcançar a expectativa, a Energisa Tocantins não tem medido esforços. Desde que assumiu a concessão, a empresa já investiu mais de R$ 2,1 bilhões no estado. Para este ano, a empresa vai empenhar R$ 364,7 milhões no sistema de distribuição de energia da região.
Esse recurso já vem sendo aplicado em obras como o novo ponto de conexão com a rede básica em Dianópolis; o ponto de conexão com a rede básica que liga Santana do Araguaia (PA) à nova subestação de Caseara (TO), com 58 km de uma nova linha de distribuição de alta tensão, incluindo trecho de travessia no Rio Araguaia; além do reforço nas redes de distribuição e a substituição de componentes de rede, como medidores, transformadores e postes.
Mesmo com todo o trabalho desenvolvido pela empresa, interrupções no fornecimento de energia podem acontecer por fatores como condições climáticas ou colisões com postes, por exemplo. Para minimizar o impacto ou até mesmo evitar que fornecimento seja interrompido, a Energisa adota manobras remotas para transferência de carga e manutenção em rede energizada pela equipe de Linha Viva. Esses profissionais passam por treinamentos diferenciados, como foco em segurança, que os preparam para atuarem com a rede elétrica ligada utilizando equipamentos específicos e capazes de protegê-los.
“Os investimentos feitos no sistema elétrico tocantinense, em novas tecnologias e em equipamentos se tornam perceptíveis ao analisarmos a evolução nos indicadores de DEC e FEC. Porém, esse avanço não se deve apenas aos investimentos, mas também à sinergia entre as áreas, ao compromisso das pessoas em realizar o seu melhor a cada dia e à organização dos nossos processos”, comenta o diretor técnico da Energisa Tocantins, Guilherme Damiance.
No último dia 28 de julho, a Energisa Tocantins foi eleita a Melhor Distribuidora de Energia das regiões Norte e Centro-Oeste do País, concedo pela Associação das Distribuidoras de Energia do Brasil (Abradee). Além deste, a empresa levou o prêmio de Melhor Evolução do Desempenho Brasil. O ranking Evolução de Desempenho é feito tendo como base as entregas e indicadores atingidos por cada empresa nos últimos três anos. Ganhar o primeiro lugar nessa categoria, significa que, entre todas as Distribuidoras de Energia do País, a Energisa Tocantins foi a que demostrou melhor evolução no cenário dos últimos três anos.