No entanto, os índices relacionados à perspectiva profissional e ao momento para adquirir bens duráveis obtiveram variações negativas de -1,5% e -1,8%, respectivamente.
O índice geral da pesquisa que mede a intenção de consumo das famílias de Palmas (ICF) tem terceiro aumento consecutivo em 2022. Desde novembro de 2021, o índice vem retomando seu ritmo de crescimento. Em março, a pesquisa revelou um aumento de 1,0 ponto, uma variação mensal de 1,1%.
Dentre os itens avaliados na pesquisa individualmente, alguns aspectos se destacam: o nível de consumo atual obteve uma variação positiva de 1,5%, a compra a prazo (acesso ao crédito) de 2,8%, e a perspectiva de consumo de 5,6%.
Outros aspectos positivos obtidos neste mês foram que 78,8% dos entrevistados disseram que se sentem mais seguros em seus empregos do que no ano anterior e 58,9% consideram que sua renda familiar está melhor que no mesmo período de 2021.
Já a perspectiva profissional obteve uma variação negativa de -1,5% e momento para bens duráveis de -1,8%. O índice geral de março da ICF Palmas ficou em 92,6 pontos. Ao responder a pesquisa, 81,3% responderam que, comparado ao ano passado, está mais difícil conseguir empréstimo ou crédito para comprar a prazo; 57,1% estão comprando menos em relação a 2021; e 72,2% acreditam ser um mau momento para comprar bens duráveis, como eletrodomésticos.
Pesquisa Nacional
A Intenção de Consumo das Famílias atingiu 78,1 pontos em março, com o terceiro aumento mensal consecutivo (+1,8%). O principal destaque positivo foi o Emprego Atual, que atingiu o nível de 102,0 pontos e foi o primeiro item a voltar a ser considerado satisfatório pelos consumidores.
No entanto, mesmo com as condições de consumo atuais mais favoráveis, a incerteza em relação ao futuro, com os efeitos da guerra e as dificuldades econômicas internas, levou a uma queda de -1,2% na Perspectiva de Consumo, indicando que as famílias ficarão atentas à evolução do ambiente econômico antes de consumir nos próximos meses.
Além disso, este mês de março foi melhor do que o de 2021, quando apresentou 73,8 pontos, apesar de o índice ter permanecido abaixo do nível de satisfação (100 pontos), o que acontece desde abril de 2015 (102,9 pontos). Em relação a março de 2021, houve elevação de +5,9%, mantendo a tendência positiva dos meses anteriores.
Acesse a pesquisa aqui: www.institutofecomercioto.com.
Pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF)
A pesquisa ICF é realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins e está disponível na íntegra no site: www.fecomercioto.com.br.