Em agosto a pesquisa que mede a intenção de consumo dos palmenses (ICF) realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins registrou um leve crescimento, totalizando o índice geral em 96,1 pontos.
Quando comparado a mês anterior o crescimento é de apenas 0,5 pontos, já quando comparado ao mesmo período do mês de agosto em 2018, a alta é de 3,4 pontos.
Dentre os dados analisados um destaque está no item que sofreu maior variação mensal positiva que foi o nível do consumo atual. Apesar desse crescimento, 50% dos entrevistados em agosto disseram que estão comprando menos. A assessora econômica da Fecomércio explica, “Em julho o percentual de consumidores que afirmaram estar comprando menos era 52%, ou seja, houve queda nesse público que disse estar comprando menos e aumento nos que afirmam estar comprando mais”.
Além disso, 71,8% dos palmenses consideram que o acesso ao crédito está mais difícil. “Este cenário é um reflexo da realidade de todo o país. O crédito está mais difícil porque a insegurança financeira acaba criando um cenário pouco favorável, como por exemplo, os riscos de inadimplência e jurídicos, além dos altos custos administrativos que as instituições bancárias enfrentam”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio, Itelvino Pisoni.
Outro dado importante da pesquisa é que mais da metade dos entrevistados consideram sua renda atual melhor neste mês do que no mesmo período do ano passado. A pesquisa está disponível na integra no link: https://bit.ly/2ZlThrV