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Intenção de consumo das famílias alcança o maior resultado em quatro anos

A pesquisa que mede a avaliação dos consumidores palmenses sobre consumo, renda e emprego alcançou, este mês, o maior resultado em quatro anos. A ICF – Intenção de Consumo das Famílias, realizada pela CNC – Confederação Nacional do Comércio, Bens e Serviços, chegou a 100,4 pontos. A última vez que a pontuação havia atingido a zona de satisfação (ou seja, acima de 100 pontos) foi em maio de 2015, quando ficou em 103,8 pontos.

De dezembro para janeiro, o indicador cresceu 3,4% e, se for analisar o resultado atual com o mesmo período do ano passado, o aumento foi de 8,8%. O único componente da pesquisa com resultado negativo é que o se refere às compras a prazo, que registrou uma queda de -2,2%. O destaque de janeiro ficou para o item “Nível de Consumo”, com aumento de 7,3% em comparação com dezembro.

“Ou seja, há uma intenção maior de consumo para o mês, já que a ICF é um indicador que antecede as compras e mostra o ponto de vista dos consumidores. A pesquisa ainda trata da avaliação das famílias sobre a compra de bens duráveis, como se sentem em relação aos empregos e se estão satisfeitas com a renda atual. Essas informações podem ser muito úteis para o empresário que pretende investir”, explica a assessora econômica da Fecomércio, Fabiane Cappellesso.

Análise do presidente

“Em janeiro, o consumidor se mostra mais otimista. Além disso, as vendas em dezembro foram as maiores dos últimos anos”, comenta o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni.

Para o gestor, é preciso haver mudanças no cenário político para que esses sinais de recuperação na economia sejam duradouros. “É necessário que haja uma política voltada às reformas, que haja uma disposição do governo para atuar diante das reformas tributária, da previdência e política, no sentido de dar mais confiança ao empresário para que possa investir e, com isso, gerar mais emprego e renda”, finaliza Pisoni.

Para ter acesso às pesquisas citadas nesta matéria, acesse https://bit.ly/2FIrbNl

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