Integrantes das forças de segurança participam de palestra sobre integração de dados com nova plataforma digital

logo

Conecte conosco

Integrantes das forças de segurança participam de palestra sobre integração de dados com nova plataforma digital

Plataforma já está disponível para uso e Tocantins vai ser um dos primeiros a receber e participar

Representantes das Forças de Segurança do Tocantins, das Secretarias da Fazenda, Planejamento e Cidadania e Justiça, da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade da Capital assistiram na tarde desta quarta-feira, quatro, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, uma palestra sobre a plataforma digital Big Data e Inteligência Artificial da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A nova ferramenta visa integrar os dados da Segurança Pública do País e proporcionar aos profissionais de Segurança Pública acesso, em tempo real, à informações como ocorrências e dados estatísticos entre outras.

A inovação tecnológica foi apresentada pelo diretor de Gestão e Integração de Informações da Senasp, Dr. Wellington Clay Porcino Silva. Segundo ele, a plataforma é uma grande mudança tecnológica, pois a tecnologia integrada é muito diferente da que até então vem sendo utilizada. “Ela possibilita trabalhar com grande variedade de dados e grande volume desses dados, além de ser intuitiva e fácil de trabalhar” destacou o palestrante.

Sobre o sistema, Dr. Wellington Clay informou que ele foi lançado recentemente, e que o Tocantins vai ser um dos primeiros a receber e a participar. “Uma equipe já está disponível para iniciar os trabalhos de integração para que os dados estejam no sistema o mais rapidamente possível, o sistema vai trabalhar com dados de todas as polícias do Brasil, numa única plataforma, alguns dados serão compartilhados por todos os Estados” complementou.

Representando o secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, que cumpre agenda em Brasília, a Delegada Geral, Raimunda Bezerra, reiterou que a palestra mostra a necessidade das Forças de Segurança estarem constantemente se encontrando e dialogando e que a Senasp tem procurado integrar as informações de segurança pública em todo o Brasil, coletando dados e incluindo o máximo para facilitar e otimizar o serviço de segurança pública.

Big data

O Big Data inaugura o uso, no Brasil, de tecnologia e ciência de dados, em grande escala e velocidade, para obter resultados positivos. Inicialmente, a entrega dispõe de quatro ferramentas do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp); o Sinesp Big Data, o Sinesp Geo Inteligência, o Sinesp Tempo Real e o Sinesp Busca e será direcionada aos municípios que vão receber Em Frente Brasil, projeto piloto de enfrentamento à criminalidade violenta: Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraná e Pernambuco e agora Tocantins. Segundo o Ministério da Justiça, até o final do ano, o projeto chega a outros sete estados: Acre, Alagoas, Amapá, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA