Com o objetivo de promover o desenvolvimento da criatividade, percepção artística e uma visão crítica da atividade leitora, o Instituto Presbiteriano Araguaia da cidade de Gurupi realizou nesta segunda-feira dia (23) uma exposição de fotografias onde o livro foi o protagonista.
A data em que comemora-se o Dia Mundial do Livro foi ideal para a exposição que buscou conscientizar os alunos sobre a importância da leitura e a valorização dos livros. Na oportunidade alunos dos 9º Anos realizaram uma verdadeira obra de arte retratada através das fotografias intitulada “O essencial é invisível aos olhos”.
A mostra fotográfica quis ressaltar o valor não material que o hábito da leitura tem na construção do ser humano e que este envolvimento dos estudantes torna um trabalho bastante interessante, promovendo o desenvolvimento da criatividade, percepção artística e uma visão crítica da atividade leitora.
De acordo a Professora Mônica Reis, uma das coordenadoras do projeto, “Realmente os trabalhos dos alunos ficaram lindos. Uma verdadeira obra de arte. Acho que o objetivo principal da ação foi cumprido: despertar o interesse pela leitura e vislumbrar o livro como algo precioso”. Destacou.
Segundo o Orientador Educacional Jonas Amaral, “O livro é e continuará sendo um importante instrumento de informação e ampliação de oportunidades. As crianças, jovens e adultos, especialmente com o advento das novas formas de interação digital, onde as relações e informações são fluídas e voláteis. É preciso mais interação e com certeza a leitura, os livros e as bibliotecas podem ser excelentes aliados nessa empreitada”. Ressaltou.
Para a Diretora Adriana Beatriz Lemes, “A leitura deve ser um hábito em nossas vidas. Através da leitura é possível nos atualizarmos das notícias do mundo, de nos distrairmos com um belo romance ou quem sabe com um história de suspense. Enfim, através de um bom livro é possível viajar pelo mundo a imaginação. O trabalho realizado em nossa escola incentiva os alunos a leitura e lhes mostra como este momento pode ser um ótimo lazer”. Declarou.
O projeto foi coordenado pelas professoras Mônica Reis, Maria Celes Coelho e Adriana Simplício com o apoio da Direção Escolar, Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional e teve como objetivo despertar nos alunos o interesse e o gosto pela leitura.