Instituto Presbiteriano Araguaia de Gurupi, realiza diversas ações em comemoração à Semana do Meio Ambiente

logo

Conecte conosco

Instituto Presbiteriano Araguaia de Gurupi, realiza diversas ações em comemoração à Semana do Meio Ambiente

No último sábado, 04/06, os alunos do ensino fundamental II do Instituto Presbiteriano Araguaia de Gurupi, participaram de um circuito de palestras, onde foram discutidos assuntos como: as queimadas no Tocantins, a destinação dos resíduos sólidos da zona rural e da zona urbana em Gurupi, além da exposição de alguns impactos que nossa escola causa ao ambiente.

O objeto desta ação foi comemorar o 5 de junho – “Dia do Meio Ambiente”, visando a discussão e conscientização da sociedade sobre a importância do uso responsável dos recursos do nosso planeta.

Os debates sobre os cuidados com o Meio Ambiente estão a cada dia mais presentes em pautas de encontros de líderes mundiais, nacionais, estaduais, municipais e até mesmo entre grupos de amigos.

Isso porque o uso consciente do ambiente faz-se necessário para permitir a coexistência de todas as espécies de seres vivos, de forma harmoniosa.

Como complemento, os professores do Instituto, organizaram um concurso de fotografia, para avaliar as percepções dos alunos sobre o meio ambiente e os impactos ambientais.

Com os resultados, haverá uma exposição das melhores fotos e votação entre os alunos para seleção da melhor foto na categoria “meio ambiente” e “impacto ambiental”.

Os alunos autores das fotos premiadas com o 1° lugar em cada categoria serão homenageados e receberão um presente da escola.

Regis Caio – Servidor do Naturatins

“Acreditamos que esse evento é de suma importância, uma vez que os alunos são disseminadores de informações na sociedade. Uma vez informados sobre os dados ambientais, esses replicam tais notícias em casa, aos familiares, amigos, etc. Assim, aos poucos conseguimos melhorar a percepção ambiental da sociedade, promovendo uma relação responsável entre nós e nossa casa: o meio ambiente. Sendo que essa parceria foi firmada entre os órgãos, Naturatins, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Secretaria Municipal da Agricultura”, explicou Wender Silvestre, professor de Geografia e um dos organizadores do evento.

“Nós comemoramos a semana do Meio Ambiente com vários eventos na escola aonde tivemos como proposta a criação de engajamento ao aluno com temas sobre o meio ambiente, além do promover as parcerias com instituições da nossa cidade”, completou Wender Silvestre. Ainda de acordo com Silvestre, essas ações foram construídas de forma interdisciplinar com os componentes curriculares de Geografia, Matemática e Ciências.

“Agradeço muito o convite de estar aqui hoje para trazer uma palestra produtiva. Foi um momento muito importante para nós como servidores públicos levar informação ambiental qualificada para os estudantes, que são nosso futuro.  Tratamos sobre resíduos sólidos urbanos, onde tivemos muitas perguntas de grande relevância e nossos alunos ainda tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da realidade de como funciona essa estrutura de limpeza urbana aqui na cidade Gurupi. Trouxemos os nossos colegas da cooperativa de resíduos, que trabalham arduamente na busca de seu sustento, por meio da coleta seletiva. Quero muito agradecer a oportunidade”, disse Diego Rocha, Diretor Municipal de Meio Ambiente em Gurupi.

“Ministramos essas palestras de uma forma divertida para atrair o aluno sobre a importância da preservação do meio ambiente. Abordamos sobre os riscos de queimadas, degradação do solo e outros assuntos. Na oportunidade contamos também experiências que temos de percorrer o cerrado tocantinense em lugares ainda inexplorados”, falou Regis Caio, palestrante e servidor do Naturatins.

Mais ações desenvolvidas

Ainda com ações alusivas a Semana do Meio Ambiente, os alunos do Ensino Médio também realizaram várias ações no último dia 1º de junho com várias ações de grande relevância.

Durante os eventos foram ministradas palestras, também com o servidor do Naturatins, Regis Caio com temas como: queimadas, desequilíbrio ambiental e ações que visam proteger o meio ambiente dos danos ambientais e promover hábitos saudáveis de vida e convívio social.

As ações do Ensino Médio foram desenvolvidas com a supervisão dos professores Mateus Alves Macedo, Maurício Antônio de Oliveira e Rozilene Mendes Pereira Galvão, que desenvolveram junto aos alunos a confecção de banners, recolhimento de garrafas pets e arrecadação de mudas de plantas diversas no viveiro municipal.

“Meio ambiente é o lugar onde vivemos, precisamos preservá-lo e cuidar para que tenhamos qualidade de vida e que possamos garantir uma melhor qualidade de vida para as gerações futuras. Nós, como instituição de ensino podemos conscientizar nossos alunos a repensar suas atitudes diárias como reduzir o consumo e reutilizar produtos do dia dia como embalagens. Dia de cuidar do meio ambiente é todo dia”, destacou Adriana Beatriz Martins Lemes, diretora do Instituto Presbiteriano Araguaia.

Mais uma ação realizada com sucesso e participação efetiva da equipe escolar do Instituto.

 

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA