Modernização permitirá um acesso mais ágil e seguro às informações, aumentando a segurança e a confiabilidade dos dados
Representando o Instituto de Identificação da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins, os servidores Valtenir de Freitas, Gleison de Souza Sales, Rafael Pereira Trancoso e Fábio Lanna da Costa realizam visita técnica ao Instituto de Identificação do Estado da Bahia, para analisar o sistema de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), com o objetivo de aprimorar o sistema de identificação no Tocantins. A visita está sendo realizada na sede do órgão em Salvador e vai até a próxima quarta-feira, 7.
O aperfeiçoamento integra um projeto mais abrangente de modernização dos serviços de identificação no Estado, que inclui a construção de um novo data center que será responsável pelo armazenamento dos dados essenciais da Segurança Pública e abrigará o Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (ABIS).
O ABIS é fundamental para garantir a alta qualidade dos serviços de identificação e assegurar que o Tocantins esteja alinhado com as melhores práticas em segurança e eficiência no gerenciamento de informações.
Além da instalação do data center, o projeto inclui a digitalização das fichas de identificação civil e criminal em todo o Estado. Até o momento, mais de 2 milhões de documentos foram digitalizados e serão integrados ao novo sistema.
A modernização permitirá um acesso mais ágil e seguro às informações, aumentando a segurança e a confiabilidade dos dados. O armazenamento digital em um ambiente controlado garantirá a preservação das informações, além de combater fraudes e evitar adulterações.
A iniciativa representa um avanço crucial na modernização da Segurança Pública no Tocantins, aprimorando significativamente os serviços de identificação para a população.