Um levantamento da Secretaria de Saúde registrou a presença do barbeiro em 110 municípios. Entre 2007 e 2021, 57 pessoas foram diagnosticadas com a forma aguda da doença.
O barbeiro, inseto transmissor da Doença de Chagas, foi encontrado em 110 cidades do Tocantins. Deste total, em 76 municípios a captura aconteceu na zona urbana. O levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) em 2021 também detectou risco de transmissão domiciliar em 39 locais.
Ao todo foram encontrados 3.245 barbeiros, em 33 municípios a captura aconteceu em prédios públicos. Ao todo, 355 insetos capturados em 70 cidades estavam infectados com Trypanosoma cruzi, protozoário causador da Doença de Chagas
A doença de Chagas, que era mais comum em zonas rurais, está passando por um processo de urbanização. Segundo a Secretaria de Saúde, isso aumenta o número de pessoas expostas aos riscos de contaminação.
Dia Mundial
Nesta quinta-feira (15) é lembrado o Dia Mundial da Doença de Chagas, data em que são realizadas ações para alertar a população sobre prevenção, sintomas e tratamento da doença.
De acordo com Anália Celencina Fagundes Gomes, assessora técnica da Doença de Chagas da SES, a pasta realiza reuniões anuais para planejamento de atividades de vigilância que visam evitar as formas de transmissão da Doença de Chagas no Tocantins.
“Os municípios são orientados a realizarem atividades estratégicas que asseguram a detecção do risco de haver transmissão da doença em suas cidades. As ações são programadas anualmente em seus planos operacionais de saúde pública e pactuadas nos respectivos conselhos municipais de saúde. Sendo devidamente acompanhadas e relatadas quadrimestralmente pela Assessoria Técnica da Doença de Chagas/SES-TO”, explica a assessora técnica.