Estudantes que não concluíram os ensinos fundamental ou médio dentro da idade prevista podem conseguir o diploma por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019. As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 20 a 31 de maio. As provas acontecem dia 4 de agosto
Quem pode participar do Encceja 2019?
O Encceja 2019 se divide em ensino fundamental e ensino médio. Confira abaixo a idade mínima para cada nível:
Ensino fundamental: pessoas com mais de 15 anos no momento da inscrição
Ensino médio: pessoas com mais de 18 anos no momento da inscrição
O Encceja tem sua etapa nacional para a comunidade, o chamado Encceja Nacional; o exame para brasileiros que moram no exterior – Encceja Exterior; e as versões para pessoas privadas de liberdade (no Brasil ou no exterior) – Encceja PPL.
Como me inscrever no Encceja 2019?
O estudante terá que acessar o site do Encceja, de 20 a 31 de maio, e fazer sua inscrição com CPF e documento de identidade. É importante preencher o formulário com os dados atualizados para o caso de reenvio de senha.
Os privados de liberdade serão inscritos pelos representantes pedagógicos das unidades socioeducativas ou prisionais. Já os brasileiros que moram no exterior farão a inscrição pelo site, na data que for estipulada pelo Inep, sendo necessário o número do passaporte para a participação.
O que estudar para o Encceja 2019?
O Inep disponibiliza para os estudantes o conteúdo a ser estudado para o Encceja, baseado em questões reais do exame. O arquivo é online e gratuito e se divide pelas áreas de conhecimento adotadas para os ensinos fundamental e médio.
Como são as provas do Encceja 2019?
O Encceja é dividido por provas com conteúdos sobre as diferentes áreas do conhecimento, sendo cada uma constituída de 30 questões objetivas. Além disso, todos os participantes precisam escrever uma redação em língua portuguesa.