Está aberto até sexta, 29, o período de inscrições para propostas ao edital do projeto “Somos Todos o Tocantins”. Serão selecionados 100 artistas da área musical, sendo 40 para a regional de Palmas, 30 para a regional de Araguaína e 30 para a regional de Gurupi. A realização é do Instituto Cidadania Amazônia, com aporte de emenda parlamentar da deputada estadual Cláudia Lelis, e visa a redução dos impactos financeiros provocados pela pandemia do novo coronavírus.
Cada proponente deverá apresentar um único projeto (individual ou dupla), sob pena de desclassificação, para produção e apresentação de conteúdo artístico-cultural inédito, com duração entre 30 a 40 minutos. O chachê tem o valor de R$ 800,00. Os dias e horários de cada apresentação serão divulgados após o resultado da seleção.
O conteúdo deve ser inédito e exclusivo para o projeto “Somos Todos o Tocantins”, e com classificação etária definida como Livre. O repertório a ser apresentado deve ser de autoria do participante ou, ainda, dispor de autorização para reprodução, reservando assim os direitos autorais do conteúdo.
A gravação será feita em estúdio profissional. Serão abertas exceções para conteúdos com mais de duas pessoas, quando estas morarem na mesma residência e justificarem a extrema necessidade do fazer artístico ser em trio ou quarteto. Todos os conteúdos dos projetos deverão ter classificação etária como Livre.
Os procedimentos de inscrição serão realizados virtualmente. O edital traz os detalhes, incluindo a documentação necessária. As propostas podem ser enviadas tanto por pessoas físicas quanto jurídicas (com CNPJ). O formulário de inscrições inclui a necessidade de anexar os documentos exigidos.
A pré-seleção será realizada pela Comissão instituída pelo ICA. A participação dos artistas será firmada por meio de contrato de prestação de serviço.
Após o período de inscrições, serão realizados todos os procedimentos legais de pré-seleção, homologação do resultado, contratação, conforme o cronograma abaixo.
A Comissão de Avaliação será composta por três pessoas, representando o Instituto Cidadania Amazônia, a Adetuc e a Ordem dos Músicos do Brasil (OMB-TO), que levarão em consideração os critérios de diversidade das linguagens, viabilidade técnica de execução, potencial para atrair o interesse público para o argumento proposto.
Caso não haja propostas suficientes inscritas, o ICA tem autonomia para selecionar outras propostas, de acordo com o investimento máximo estabelecido, e será realizado por meio de convites.
Serão feitos contatos diretos com os proponentes selecionados para planejar a execução técnica da proposta e a exibição dos materiais artísticos nas redes sociais do ICA.
“Nossos artistas foram os primeiros a perderem sua fonte de tenda, pois dependem diretamente do público”, lamenta o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, ressaltando que, apesar das medidas adotadas para o controle da transmissão do vírus, com o fechamento de equipamentos culturais e suspensão de eventos, o governador Mauro Carlesse está sensível a situação desta e outras classes que foram profundamente impactadas.
Cronograma Somos Todos o Tocantins
Inscrições – 25 de maio a 29 de maio
Pré-seleção – 29 de maio a 04 de junho
Divulgação do resultado – 4 de junho
Período da impugnação do resultado da seleção – 5 de junho a 9 de junho
Resultado da impugnação – 10 de junho
Homologação do resultado final – 10 de junho a 12 de junho
Período da contratação dos selecionados – 12 de junho a 19 de junho